Morre em Curitiba o médico Laerte Justino de Oliveira

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) lamenta o falecimento do médico Laerte Justino de Oliveira, ocorrido no último sábado (13), no Hospital INC, em Curitiba.
Natural de Guapiaçu (SP), nasceu no dia 8 de outubro de 1935, estava com 90 anos e era filho de Joaquim J. de Oliveira Filho e Benedita Theotonio P. Oliveira. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1961. Tinha especialidade em Ginecologia e Obstetrícia e em Mastologia. 

No ambiente acadêmico, teve atuação de destaque na formação médica no Paraná. Foi professor titular do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor titular de Clínica Ginecológica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de ter exercido a chefia do Departamento da UFPR no período de 1985 a 1987.

Na área assistencial e de gestão, atuou como Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e chefe do Serviço de Ginecologia, com participação relevante na estruturação e no fortalecimento dos serviços de oncologia da Santa Casa e do Hospital Santa Cruz. Sua trajetória profissional reflete o desenvolvimento da assistência ginecológica e oncológica no Paraná.

Acadêmico Fundador e Emérito da Academia Paranaense de Medicina, tomou posse em 1979, honraria concedida a médicos cuja atuação deixa contribuições permanentes para a Medicina no Estado.

Em 2011, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina, em reconhecimento aos 50 anos de formatura e ao histórico ético exemplar na profissão. Na ocasião (foto), o diploma foi entregue em mãos por seu filho, o médico Laerte Justino de Oliveira Filho. (Do CRM-PR).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui