Morre em Curitiba a médica e professora Enny Arlette Pioli Bassetti

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) informa que faleceu em Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (15) a médica Enny Arlette Pioli Bassetti (à direita  na foto), também ex-professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A dra. Enny tinha 95 anos de idade e quase 72 de formação. Faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Natural de Curitiba, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1927, a dra. Enny Arlette formou-se em dezembro de 1950 pela UFPR, período em que ainda era rara a presença feminina na formação médica. Em outubro de 2001, em meio às comemorações do Dia do Médico, a dra. Enny recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro, pelo histórico exemplar, ao lado das colegas Eline Galvão Sampaio Mota e Guiomar Gasparello Richard.

A dra. Enny também foi uma das fundadoras da Associação Brasileira das Mulheres Médicas – Seção do Paraná, em 1960. Em 2016, o CRM-PR prestou homenagem às pioneiras, incluindo as dras. Helen Anne Butler Muralha, Saly Maria Bugmann Moreira e Iracema Moreira Pazos, já falecida.

Na década de 1980, como professora da UFPR, a médica lançou o livro “Dicionário de epôminos”. Como destacado na apresentação da obra, “a motivação este trabalho foi a ausência de qualquer literatura em português que facilitasse a pesquisa para alunos e profissionais médicos, sendo que existiam apenas escassas referências contendo epônimos nas línguas inglesa e espanhola. Esta coletânea foi iniciada na Biblioteca do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná, paralelamente ao trabalho da dra. Enny Pioli Bassetti, executado no laboratório geral, em meados de 1980.” (Na foto de arquivo, a dra. Enny (à direita) com a dra. Raquele Burkiewicz, quando recebeu o diploma de Mérito Ético).

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui