(por Ruth Bolognese) – Os 700 promotores e procuradores do Ministério Público do Paraná vão às urnas para o biênio hoje para o biênio 2018/2020 com dois grupos distintos: de um lado, a situação, representada pelo atual Procurador Geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, que disputa a reeleição e mais dois colegas, Leonir Batisti e Marcos Fowler.
Na oposição está a promotora Fernanda Garcez, 46 anos, que disputa a segunda eleição, conhecida pelo trabalho que realizou na área de saúde pública em Curitiba e por se destacar no famoso processo da médica Virgínia Soares de Souza, acusada de abreviar a vida de pacientes na UTI do Hospital Evangélico, de quem pediu a condenação.
O atual procurador foi escolhido na lista tríplice pelo governador Beto Richa. Quase no final do atual mandato afastou o principal responsável pelas investigações da Operação Quadro Negro, promotor Carlos Alberto Choinski quando se tornava insustentável o adiamento da notificação do governador para explicar o desvio de R$ 20 milhões de recursos de escolas públicas que teriam sido desviados para a campanha eleitoral dele.
Essa decisão de Ivonei Sfoggia é que levou a oposição nessa campanha a classificar de “fake” uma carta enviada aos promotores na semana passada onde ele, Leonir Batisti e Marcos Fowler, prometeram combate intransigente à corrupção no Paraná.
Nessa campanha, a promotora Fernanda Garcez, que registrou a candidatura praticamente no último minuto do prazo estabelecido, vem defendendo um Ministério Público mais democrático, com decisões colegiadas e sem qualquer resquício de influência política. Foi classificada pelo desembargador José Maurício como uma das melhores alunas da Faculdade de Direito de Curitiba e elogiada pela independência nessa campanha.
A situação chama a atenção para a juventude dela, 46 anos, perto dos demais candidatos, todos com respeitáveis cabelos brancos, como complicador para lidar com um órgão da importância do MP. Há que se lembrar que a última Procuradora Geral, Tereza Uille Gomes, assumiu o cargo com 38 anos e Olympio de Sá Sotto Maior com 42.
A votação eletrônica se encerra as 17 horas e em seguida sai a lista com os três mais votados que vai para a escolha do governador Beto Richa.