A candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), afirmou, nesta quinta-feira (29), que vai tratar de forma individualizada a população em situação de rua. Em entrevista à rádio CBN, a candidata também se comprometeu a revitalizar o Centro de Curitiba, estimulando o comércio e aumentando a segurança na região.
Entre as propostas, Maria Victoria apresentou o programa Anjos do Bem, que une assistência social e saúde pro meio de módulos móveis e a criação de um Cadastro Voluntário de Pessoas Desaparecidas e Dependentes Químicos, que vai possibilitar o internamento involuntário com a autorização familiar, conforme a lei autoriza.
“Nossa proposta é individualizar. Olhar para cada um. Se a situação é dependência química. Se é situação de tráfico de drogas. Temos que ter pulso firme, no caso de dependência e viabilizar o internamento involuntário com a autorização das famílias, isso já é previsto pela lei. Com a declaração da família, o poder público consegue ofertar esse serviço para a população”, esclareceu.
“Dias atrás eu conheci na Rua XV de Novembro o senhor João que me contou a história da vida dele. E quem o tirou da rua foi a Igreja. Precisamos expandir essas parcerias. Ninguém quer morar na rua. Rua não é lugar de gente. Todo mundo anseia por uma vida digna”, constatou.
O plano de governo da candidata traz a proposta de Revitalização do Centro por meio da elaboração de um projeto completo de infraestrutura, a oferta de serviços públicos, incentivos fiscais aos comerciantes e ampliação da segurança das ruas e quadras da região.