Malucelli licencia-se da Fetranspar para ser candidato a deputado estadual

O coronel Sérgio Malucelli licencia-se do cargo de presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) (e do Conselho Regional do Sest/Senat no Paraná a partir desta quarta-feira (1° de junho), retornando às suas atividades no dia 3 de outubro de 2022. A pausa à  frente da Federação se deve a pedidos de representantes  do setor para que Malucelli concorra a uma das vagas para o Legislativo paranaense.

Antes de assinar sua licença, o então presidente escreveu uma mensagem a todo o setor de transportes do Paraná. Eis a íntegra da mensagem:

“Curitiba, 31 de maio de 2022. Prezados empresários do setor de transporte, profissionais e colaboradores dos sindicatos associados e do SEST SENAT. Nos próximos quatro meses terei um longo desafio pela frente. Decidi que vou colocar meu nome como opção do cidadão paranaense em sua representatividade legislativa estadual nas próximas eleições. Estou certo que a minha experiência tanto no setor de transporte de cargas, quanto como profissional da Polícia Militar bem como na atuação em outras atividades que venho desempenhando no setor produtivo nestas últimas décadas, me credenciam a concorrer como pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. Nunca me senti tão preparado para assumir esse desafio. Quero utilizar desta vivência de mais de 55 anos em funções públicas e privadas a favor do cidadão paranaense.

Neste momento vou direcionar minhas palavras a vocês empresários e profissionais do transporte. Minha licença não é um ‘adeus’, mas sim um até logo. Contudo posso afirmar que deixo a casa em ótimas mãos, quem assume a cadeira de presidente neste período é o nosso competentíssimo Afonso Akioshi Shiozaki. Friso ainda que a Federação está em ordem e que muito temos a celebrar com as conquistas desses últimos anos.

Uma das nossas razões de existir como ‘Federação’ diz respeito a representatividade da entidade. Hoje estamos presentes fazendo frente em inúmeras comissões, comitês e grupos que tratam de desafios do setor produtivo estadual. Um exemplo é a nossa conquista de integrar o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do SEBRAE/PR unindo-se a outras 13 entidades paranaenses. Nossa representatividade hoje é traduzida por credibilidade. E é essa credibilidade que nos leva a nos posicionar frente a pautas de extrema importância para todo o setor de transporte. Foi assim na discussão sobre a  ‘Desoneração da Folha de Pagamento’, recentemente prorrogada por mais dois anos, ou sobre a  regularização dos ‘ Veículos (4º Eixo e o 6X2)’ por meio da Resolução  CONTRAN nº 882/2021, com participação efetiva da FETRANSPAR em conjunto com a NTC&Logística, como membro da Câmara Temática do CONTRAN.

Também foi assim no tema ‘Pedágio’, onde conseguimos evoluir para a cobrança de tarifas pelo sistema “Free-Flow”. O pedágio também tomou grande parte da agenda de 2021, quando percorremos o Paraná participando de todas as audiências públicas e propondo encontros em determinadas regiões, não deixando que uma proposta ‘enlatada’ pudesse novamente deixar o paranaense refém de tarifas absurdamente altas e sem obras expressivas, como duplicações de trechos de grande movimento. Passamos ainda pela pandemia com ações efetivas,  defendidas com êxito para o setor, acompanhamos e criticamos a alta dos combustíveis, nos posicionamos firmemente na questão da segurança pública em relação aos roubos de cargas e ou como da necessidade de uma infraestrutura moderna a qual nossos profissionais possam rodar com conforto e segurança em nossas rodovias. Enfim, estamos presentes nas grandes pautas de interesse de nosso Estado.

E quando vamos para o assunto ‘qualificação do profissional do transporte’ bem como para a o bem estar de sua saúde e de seus familiares’ não medimos esforços para sair de 9 estruturas do SEST SENAT  para 13 nos últimos anos, sendo que 8 delas foram totalmente modernizadas. Traduzindo, isso significa que os atendimentos cresceram de forma exponencial, levando mais possibilidades de atualização profissional, qualidade de vida e saúde para quem atua no setor.

É um orgulho fazer parte de uma Federação com tamanha robustez.  Me afasto por quatro meses bastante tranquilo, pois sei que a entidade está saudável e quem estará a sua frente tem total competência para fazer sua gestão no período. Espero que ao retornar, tenhamos ainda mais motivos para comemorar e trabalhar para ampliar essa representatividade da FETRANSPAR que hoje já é grande. Um forte abraço. Até breve!”