A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (25) o deputado federal Lincoln Portela (PL-MG), bolsonarista e vice-presidente da bancada evangélica, para o cargo de primeiro-vice-presidente da Casa. Ele obteve 232 votos.
Os demais candidatos obtiveram os seguintes votos:Capitão Augusto (PL-SP): 24 votos, Fernando Rodolfo (PL-PE): 40 votos; Bosco Costa (PL-SE): 11 votos; e Flávia Arruda (PL-DF): 83 votos. Houve 16 votos em branco para esse cargo.
Para a 2ª Secretaria, foi conduzido ao cargo o candidato único do PT, ao qual cabe a indicação: o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) obteve 325 votos. Houve 81 em branco.
Na 3ª Secretaria, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) obteve 380 votos como única candidata indicada pelo partido ao cargo. Houve 26 votos brancos.
Mudança de partido
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), destacou que a eleição suplementar foi realizada por critérios estritamente regimentais em razão da vacância imposta pela mudança partidária dos integrantes eleitos em fevereiro de 2021. Os titulares anteriores eram os deputados Marcelo Ramos (PSD-AM) na 1ª Vice-Presidência, Marília Arraes (Solidariedade-PE) na 2ª Secretaria e Rose Modesto (União-MS) na 3ª Secretaria.
A votação em Plenário foi nominal e secreta. Após a divulgação do resultado, Lira parabenizou os parlamentares eleitos antes de convidá-los a compor a Mesa. “Trabalharemos juntos pela manutenção dos trabalhos legislativos e pela altivez da Câmara dos Deputados”, disse.(Da Agência Câmara de Notícias; foto: Paulo Sérgio/CD).