Uma página no Facebook de nome “contrainteligência política” denunciava, em dezembro de 2014, que o instituto de pesquisas Radar Inteligência – que a cada eleição se dedica a fazer sondagens de intenção de voto – mantém forte ligação com o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa. A começar pelo fato, aparentemente mais do que circunstancial, de a sede da empresa ser em Francisco Beltrão, município que é o principal reduto político do parlamentar.
Embora do PSDB, partido que faz parte da aliança da governadora Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição, Traiano tem atuado politicamente em favor de um adversário dela em outubro, o deputado Ratinho Jr.
Nesta sexta-feira, o Radar divulgou sua pesquisa mais recente, que coloca Ratinho Jr. com 34%, Osmar com 27 e Cida Borghetti com 8%.
A página do “contrainteligência” define como sua atividade “neutralizar o futuro político de congressistas paranaenses que agirem em desacordo com os ideais republicanos”. Após divulgar seu endereço de email para contatos ([email protected]), o autor se apresenta assim:
“Brasileiro, advogado, empresário, viajante compulsivo, republicano, acredito que estejamos passando por uma época de extrema violência contra os ideais republicanos que exigirá da população, mais cedo ou mais tarde, progredir em direção a um engajamento político mais aprimorado.
Sobre suas investigações a respeito das ligações, a página publicou o seguinte:
Na Br-277 direção Guarapuava, entre o trecho Irati/Guarapuava havia algum tempo atrás um outdoor divulgado esta empresa radar, inclusive nas eleições passadas eles estiveram em Guarapuava.