João Arruda quer “destravar” a Linha Verde

O ex-deputado federal e  pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo MDB João Arruda está defendendo uma espécie de “destravamento” dos 22 quilômetros da Linha Verde como forma de agilizar o tráfego e o trânsito na via, diminuindo bem o tempo de percurso no local.

João Arruda revelou que o arquiteto Forte Neto, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, está elaborando um estudo para a Fundação Ulisses Guimarães destinado a diminuir “o transtorno do tempo de percurso”.

“A proposta em execução é fazer nove obras nas transposições, trincheiras e viadutos, que vão substituir os semáforos e com isso reduzir o tempo de percurso do Pinheirinho ao Atuba. Vai diminuir também o tempo de espera das transversais e dar mais segurança a motoristas que atravessam por essas vias”, disse João Arruda.

A redução do tempo no tráfego na Linha Verde, segundo Arruda, além de agilizar o trânsito e assegurar mais conforto, segurança e comodidade aos moradores, vai diminuir a emissão de poluentes em todo trecho de sul ao norte de Curitiba. Segundo ele, “o carro produz mais poluentes quando está parado. Essas obras também vão ajudar a economia como um todo, vai dinamizar o consumo de bens e serviços na linha verde”..

O pré-candidato tem se reunido semanalmente com Forte Neto para avaliar detalhes da obra e os custos de novas intervenções. A Linha Verde é o sexto eixo de transporte e de integração viária de Curitiba. São 22 quilômetros de extensão ligando Curitiba do Sul ao Norte desde o Pinheirinho ao Atuba, passando por 22 bairros numa área de abrangência de 287 mil moradores.

A Linha Verde começou a ser construída em janeiro de 2007, no trecho sul, e desde então as obras vão de trecho em trecho. (Com informações do blog de Roseli Abrão).

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que os gestores da cidade, que gostam tanto de viajar, não poderiam fazer uma visitinha rápida até Uberlândia e tentar aprender como foi que eles em quatro anos duplicaram a rodovia que liga Uberlândia-Cristalina?…

  2. Eu moro na região metropolitana, uso esporadicamente a linha verde. Fico me perguntando se o projeto foi bom, pois me parece que não atende a expectativa de fluidez no trânsito. São muitos semáforos, que obrigam muitas paradas, e ao final a morosidade impera. A cidade de Santiago no Chile tem anéis de circulação, sabem qual é a velocidade? Sim, 110 km/h, vc entra e acelera, e só para nos pedágios. Aqui misturaram os ônibus com os carros e ficou uma droga, cara e que não funciona. Não sou especialista mas se fosse para dar uma noto, seria nota baixa.

  3. Essa linha verde deve ser o triângulo das bermudas de Curitiba. O que já enterraram de dinheiro nesta via é assustador. Deve ser, também, a campeã de propinas para os políticos. Aí vem mais um pré-candidato, propondo refazer as obras, com implementação de melhorias, talvez como mais uma forma de enganar a população. Senhores pré- candidatos, por favor, não me venham com propostas mirabolantes, sem ter de onde tirar os recursos necessários, porém não esquecendo de que a prioridade continua sendo a saúde e segurança.

  4. Essa linha verde é um absurdo, mais de 15 anos se passaram e a obra não está pronta. Já gastaram uma fortuna nisso. É sério que ainda hoje tem gente que quer inventar mais obras e mais despesas para essa via? Chega, esqueçam a linha verde. Foi uma burrice, não deu certo, acabou!

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