O ex-deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo MDB João Arruda está defendendo uma espécie de “destravamento” dos 22 quilômetros da Linha Verde como forma de agilizar o tráfego e o trânsito na via, diminuindo bem o tempo de percurso no local.
João Arruda revelou que o arquiteto Forte Neto, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, está elaborando um estudo para a Fundação Ulisses Guimarães destinado a diminuir “o transtorno do tempo de percurso”.
“A proposta em execução é fazer nove obras nas transposições, trincheiras e viadutos, que vão substituir os semáforos e com isso reduzir o tempo de percurso do Pinheirinho ao Atuba. Vai diminuir também o tempo de espera das transversais e dar mais segurança a motoristas que atravessam por essas vias”, disse João Arruda.
A redução do tempo no tráfego na Linha Verde, segundo Arruda, além de agilizar o trânsito e assegurar mais conforto, segurança e comodidade aos moradores, vai diminuir a emissão de poluentes em todo trecho de sul ao norte de Curitiba. Segundo ele, “o carro produz mais poluentes quando está parado. Essas obras também vão ajudar a economia como um todo, vai dinamizar o consumo de bens e serviços na linha verde”..
O pré-candidato tem se reunido semanalmente com Forte Neto para avaliar detalhes da obra e os custos de novas intervenções. A Linha Verde é o sexto eixo de transporte e de integração viária de Curitiba. São 22 quilômetros de extensão ligando Curitiba do Sul ao Norte desde o Pinheirinho ao Atuba, passando por 22 bairros numa área de abrangência de 287 mil moradores.
A Linha Verde começou a ser construída em janeiro de 2007, no trecho sul, e desde então as obras vão de trecho em trecho. (Com informações do blog de Roseli Abrão).
Será que os gestores da cidade, que gostam tanto de viajar, não poderiam fazer uma visitinha rápida até Uberlândia e tentar aprender como foi que eles em quatro anos duplicaram a rodovia que liga Uberlândia-Cristalina?…
Eu moro na região metropolitana, uso esporadicamente a linha verde. Fico me perguntando se o projeto foi bom, pois me parece que não atende a expectativa de fluidez no trânsito. São muitos semáforos, que obrigam muitas paradas, e ao final a morosidade impera. A cidade de Santiago no Chile tem anéis de circulação, sabem qual é a velocidade? Sim, 110 km/h, vc entra e acelera, e só para nos pedágios. Aqui misturaram os ônibus com os carros e ficou uma droga, cara e que não funciona. Não sou especialista mas se fosse para dar uma noto, seria nota baixa.
Forte Neto que montou um estrutura para extorquir empreiteiros ? Sei. Muito técnico deve ser este cidadão.
Faltou uma cpi para este elefante
Essa linha verde deve ser o triângulo das bermudas de Curitiba. O que já enterraram de dinheiro nesta via é assustador. Deve ser, também, a campeã de propinas para os políticos. Aí vem mais um pré-candidato, propondo refazer as obras, com implementação de melhorias, talvez como mais uma forma de enganar a população. Senhores pré- candidatos, por favor, não me venham com propostas mirabolantes, sem ter de onde tirar os recursos necessários, porém não esquecendo de que a prioridade continua sendo a saúde e segurança.
Essa linha verde é um absurdo, mais de 15 anos se passaram e a obra não está pronta. Já gastaram uma fortuna nisso. É sério que ainda hoje tem gente que quer inventar mais obras e mais despesas para essa via? Chega, esqueçam a linha verde. Foi uma burrice, não deu certo, acabou!