Greca promete novos espaços culturais para Curitiba

A Cidade Industrial de Curitiba vai ganhar um centro cultural, equipamento cultural comparável aos espaços culturais existentes na região central da cidade. É nesse espaço que a Camerata Antiqua de Curitiba poderá realizar seus espetáculos, assim como demais produções culturais. Essa é uma das propostas do prefeito Rafael Greca, candidato do DEM à reeleição à Prefeitura de Curitiba, na área cultural. Além do teatro da CIC, o Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, é outro grande espaço que proporcionará ações culturais diversas e oficinas de economia criativa.

“Cultura é o que fica dentro da gente. É a essência urbana, extensão da nossa sensibilidade e do nosso coração”, afirmou Greca, ressaltando que o principal desafio da será estimular a cultura e a arte de acordo com o novo normal, provocado pela pandemia da covid-19.

Para isso, Greca pretende fomentar as produções artísticas locais, por meio do lançamento de novos editais do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, e da implantação da nova Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Vamos potencializar os editais de Cultura para fomentar os espaços culturais da cidade”, disse Greca.

Dentre as propostas novas estão consolidar a cultura popular por meio de calendário regular nas 10 regionais, fortalecer e ampliar a inovação na área cultural  por meio do Coreto Digital do Passeio Público e do Cine Passeio, que ampliará sua programação para o Cine Guarani, estimular a formação de alunos e profissionais da área de Patrimônio, viabilizando intercâmbios nacionais e internacionais, e ampliar a difusão cultural incrementando o programa da Fundação Cultural Digital.

“Vamos fortalecer a gestão da Cultura em Curitiba com inovação e preservação da memória e do patrimônio”, reforça o prefeito Rafael Greca. Na área de preservação da memória e do patrimônio, estão previstas a consolidação das ações da Escola de Patrimônio e Liceu das Artes e Ofício, promovendo a pesquisa, e o aprimoramento do sistema de consulta on line, permitindo o acesso público a mais de 350 mil documentos indexados dos acervos da Casa da Memória, dos museus municipais e bibliotecas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui