O governo federal vai lançar nas próximas semanas mais um canal de TV. A verba sairá do Ministério da Educação (MEC). A informação é do jornalista Ricardo Feltrin, do UOL. De acordo com ele, a emissora destinada a “projetos educativos, além de diversos outros serviços”, conforma diz o MEC, custará entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões anuais. A pasta nega que serão estes os valores, mas não especifica quanto custará o projeto.
O novo canal será uma subdivisão do sinal da TV Brasil.Ainda sem nome definido, a emissora é vista como uma plataforma de divulgação de conteúdo pró-governo. De acordo com a matéria do UOL, nos bastidores o canal já foi apelidado jocosamente de “TV Olavo”, em referência a Olavo de Carvalho, guru bolsonarista.
Nota do MEC enviada ao UOL:
O Ministério da Educação informa que está em fase final de negociação com a EBC um contrato de um novo canal de TV público.
Neste novo contrato serão atendidos projetos educativos, além de diversos outros serviços.
A pasta ressalta que essa é uma iniciativa desta administração e que o objetivo é economizar, racionalizar e melhorar os processos de gestão.
O valor que está sendo negociado é muito abaixo do informado (notada coluna: estimado) pelo UOL. Atenciosamente, Ascom/MEC.”