Teatro, música, cinema, artes plásticas, dança, circo, escolas de samba. Representantes de todas as classes artísticas de Curitiba se reuniram na noite dessa quarta-feira (18) com o candidato à Prefeitura de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD) para apresentar suas demandas para Curitiba seguir crescendo como referência em incentivo ao setor.
No encontro, que lotou a sala de Eduardo em seu comitê de campanha, o grupo entregou uma carta com suas solicitações e ouviu de Eduardo o compromisso em fortalecer o setor, com propostas coerentes e seguras.
“O meu compromisso é tratar a Cultura como ela precisa ser. E queremos ampliar, nos próximos quatro anos, o orçamento para a Cultura de 1% para 3%. Também quero fortalecer, inclusive, a cultura no contraturno das nossas 187 escolas públicas”, disse Eduardo.
Pedidos e propostas
Entre os pedidos na carta, a ampliação do orçamento municipal destinado à Cultura para ampliação dos recursos para as leis de Incentivo e do Mecenato e para o Fundo Municipal do setor; a ampliação do quadro funcional da Fundação Cultural de Curitiba (FCC); a manutenção de eventos no calendário oficial de Curitiba – como Pré-Carnaval e Carnaval; Natal, Festival de Teatro; ampliação dos investimentos na Film Comission, a ampliação do uso de espaços culturais pelos bairros
As reivindicações da categoria artística apontam a coerência do Plano de Governo de Eduardo para os próximos quatro anos: entre as suas propostas, estão a manutenção dos eventos oficiais do calendário; a criação do Festival da Primavera; ampliar potencial de atrair produções em vídeo com a Film Comission; a descentralização das atividades culturais pelos bairros; fortalecer eventos como Oficina de Música Festival de Inverno, o Festival da Palavra, a programação artística do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, além de seguir apoiando o Pré-Carnaval e o Carnaval da cidade.