O jurista René Ariel Dotti obteve o primeiro lugar no ranking da Chambers and Partners, edição 2018, no guia da América Latina, categoria de Resolução de Crimes Financeiros. É a primeira vez que um escritório de advocacia brasileiro lidera o ranking na categoria de combate à corrupção.
A Chambers and Patners, sediada em Londres, é o maior e mais respeitado guia de advogados do mundo e conta com uma equipe de 170 editores e pesquisadores em trabalho permanente de análises e coleta de dados. Atualmente divulga um ranking internacional, que abrange185 países, sem qualquer contrapartida financeira.
O professor René Dotti, penalista, conduz há 53 anos um dos maiores e mais conhecidos escritórios de advocacia do Paraná.
Nos começo dos anos 50, o estudante de Direito, René, era um dos entusiastas da campanha “O Petróleo é Nosso” que levou à criação da Petrobrás pelo presidente Getúlio Vargas, e garantiu o monopólio estatal do setor de óleo por 44 anos.
Seis décadas depois, o criminalista, jurista e professor René Ariel Dotti assumiu a banca de assistente de acusação do Ministério Público Federal nos processos da Operação Lava Jato, contratado pela Petrobrás, em 2014. Seu papel é processar, junto com a força-tarefa, corruptos e corruptores que retiraram, ilegalmente, mais de R$ 10 bilhões da maior empresa brasileira.
Nesta condição se notabilizou , através de artigos, entrevistas e pareceres sobre o andamento da Operação e a importância no combate à corrupção no Brasil. Em 2016, o advogado protagonizou um enfrentamento com o advogado Cristiano Zanin, em defesa do juiz Sérgio Moro, durante o histórico depoimento do ex-presidente Lula em Curitiba.
No dia 10 de maio, quando o ex-presidente ficou como réu pela primeira vez frente a frente com Moro, o advogado curitibano advertiu o colega Cristiano Zanin Martins, advogado do petista, que bateu boca com o juiz.
“Não é a dureza do processo, que o advogado deve se comportar como se estivesse fazendo uma luta livre”, disse . O enfrentamento foi visto e comentado durante semanas em todo o País.