O que o Brasil mais precisa para superar a atual crise política? Esta é uma das questões da pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos, com 1.200 entrevistados. No estudo, três soluções foram apresentadas aos brasileiros:
- colocar no poder líderes fortes para instituir a ordem;
- criar regras firmes contra políticos corruptos ou
- aplicar efetivamente as regras já existentes contra corrupção.
Comparando todas as ideias entre si, para a ampla maioria dos brasileiros, a melhor opção é a criação de regras firmes contra políticos corruptos. Quando confrontando os líderes fortes versus as regras firmes, a porcentagem a favor de cada proposta é de 25% e 71%, respectivamente. Já quando questionados se a melhor solução é a criação das regras ou a aplicação efetiva das normas já existentes, os índices de aceitação de cada uma são 67% e 28%, respectivamente.
Apesar das desavenças no apoio partidário os brasileiros estão em consenso em torno de causas comuns: para 81% o problema do país é o sistema político – independente dos partidos políticos; 88% dos brasileiros afirmam que a população deveria se unir em torno das causas comuns e não brigar defendendo partidos específicos, e 84% avaliam que discutir a favor dos partidos políticos só faz com que as pessoas não debatam os reais problemas do Brasil.
Resumo da ópera: a maioria não acredita em mais nada do que aí está.