De: Vovó Stella Barros*
Para: “Netinho” Betinho
Querido Netinho Betinho.
Permita-me chamá-lo de netinho. Todos os meus clientes eram meus “netinhos” Acho que lembro de você numa das minhas excursões à Disney, lá pelos anos 80, quando você era um adolescente. Não tenho certeza se era você, mas, sabe como é. Eu era uma referência em excursões aos Estados Unidos para jovens desacompanhados. E, como bem se sabe, nos anos 80, quem ia em excursão para a Disney eram os filhotes bem-nascidos da elite brasileira. Meus “netinhos” inesquecíveis.
Fiquei muito feliz ao saber que você chegou lá e hoje decide o destino de milhões de paranaenses. Li nos jornais que você vai fazer uma viagem “para representar os interesses do Paraná” aos Estados Unidos e Canadá. Quero dizer que você acertou na mosca! A Europa, para onde você viajou da última vez, suscita muitas fofocas e falatório de gente invejosa. Paris, Milão, Londres só servem para atrair mau-olhado. Os Estados Unidos sempre têm aquela aura de “business”. E o Canadá… bem, o Canadá é tão legal, mas tão legal, que a gente nem presta atenção. Ninguém fala sobre as lojas e os restaurantes canadenses. Já os nova-iorquinos…
Bom, mas vamos ao que interessa. Às dicas turísticas, que como você sabe, são o meu forte. Em Nova York, não deixe de ir à BH Photo, que fica na 9a Avenida. Os eletrônicos são incríveis. E tem vendedores que falam português. Você nem vai precisar falar inglês ou portunhol. Dá pra se sentir como na Sax, de Ciudad de Leste. Não deixe de fazer umas comprinhas no Emporio Armani da 5a Avenida. Tem umas polos descoladas por US$ 400 e uns blazers incríveis por US$ 2.800. Não caia na tentação de comprar GAP e Abercrombie and Fitch. Essas marcas fazem sucesso entre os ricos por aqui, mas os americanos chiques torcem o nariz para elas. Acham coisas para “chicanos”. Esqueça Aéropostale também. Prefira a moda casual da Brunello Cucinelli, na Madison Avenue. Já que você está lá, não deixe de jantar no Lincoln Square Steak. Tem um mingnon divino. E não custa mais que U$ 300.Fica na 70th Street.
Ah! E já que você vai para aquele gesto de tocar o sino na bolsa de valores, aproveite para apalpar as bolas da estátua do touro que fica na Wall Street. Não se preocupe. Não vai abalar sua imagem com o público feminino. Esse é um ritual obrigatório para quem vai à Bolsa de NY. Dá sorte. E você vai precisar para as eleições do ano que vem.
Por hoje é só! Volto a escrever outra cartinha com dicas sobre o Canadá!
Um beijinho carinhoso da Vovó Stella Barros.
* A empresária carioca Stella Oliveira de Barros foi a pioneira em excursões e pacotes turísticos para a Disneylandia, na Califórina, (recém-inaugurada) em 1957. No início dos anos 70, ela começou um negócio ousado. Excursões para crianças e jovens desacompanhadas ao Disney World e Epcot Center, na Flórida. A agência decolou e chegou a ter cerca de 3 mil pontos de venda no Brasil. Enviava cerca de 20 mil brasileiros por ano ao exterior. Stella Barros morreu em 2004, aos 95 anos de idade.
Sobre a viagem do governador, confira aqui.
Governador de prédio do c…..
Depois de ensinar pequineses, parisienses e londrinos, vai agora ensinar montrealenses e novaiorquinos como se controla finanças públicas no Paraná … para poder gastar em turismo acidental com apaniguados ! É o renovado escracho aos paranaenses que estão pagando a conta do pior governo e governador que já passou pela praça da Selete !
Vai fazer turismo. Governar dá trabalho. E pra isso tem o Mauro Ricardo, vulgo “baiano da foice”(embora ele seja capixaba). Ou xerife de Nothinghan. Rouba dos pobres para dar para os ricos. Viva o Maranhão do Sul. Aqui os nossos sarneyzinhos usam roupa de griffe. E acham que falam inglês. Mas continuam sendo sarneyzinhos.