Segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde, Curitiba registra neste sábado (21) mais dois casos do novo coronavírus em moradores da cidade. No total, são 29 casos confirmados de covid-19 na cidade. O número de casos suspeitos é de 292 e outros 120 foram descartados.
Dos 29 casos, seis estão em internamento, e apenas um é considerado grave. O médico da UPA Boqueirão, que está em UTI, apresenta quadro estável. Ele tem 59 anos e está internado em hospital na capital desde quinta-feira (19). A provável fonte de infecção foi o contato com uma colega de trabalho que esteve em São Paulo e apresentou sintomas respiratórios leves após o retorno.
Providências na UPA – As pessoas que tiveram contato próximo com esses dois profissionais da UPA Boqueirão, no período de transmissão do novo coronavírus, estão sendo monitoradas e orientadas a uma quarentena mínima de sete dias. No caso dos profissionais de saúde da UPA, eles estão afastados para quarentena e testagem quando houver indicação. A Secretaria Municipal da Saúde tomou todas as providências em relação à equipe e à desinfecção da unidade, que segue seus atendimentos normais e não representa nenhum risco extra à população por conta deste caso.
Os serviços públicos não essenciais deveriam ser todos paralisados imediatamente, para desestimular as pessoas que ainda insistem em circular por aí, na intenção de resolver problemas burocráticos de mínima relevância diante do quadro atual. O mundo não será mais o mesmo após essa pandemia, e os governantes vão precisar criar soluções rapidamente para as situações que envolvam atendimento ao público. Com a palavra, governadores e prefeitos que tenham algum bom senso e criatividade.