Curitiba pode dar cidadania honorária “in memoriam” a Olavo de Carvalho

Nesta terça-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vota a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba, postumamente, ao filósofo Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. É uma iniciativa do vereador Eder Borges (PP), concedida “in memoriam”, uma vez que o homenageado faleceu enquanto a proposição tramitava na CMC. Olavo de Carvalho morreu em Richmond (EUA), em janeiro de 2022, aos 74 anos de idade.

Na justificativa da homenagem, Borges elenca que o filósofo realizou “amplo trabalho acadêmico” e “contribuiu extensivamente para a academia brasileira, sendo grande influência de estudantes curitibanos das áreas do Direito, Ciência Política, Sociologia, Filosofia e História”. O vereador acrescenta declaração do ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Marcos Domakoski, e testemunhos de 11 ex-alunos, atestando que Olavo lecionou cursos na ACP entre 2000 e 2004. Carvalho morou na cidade nos anos 2000.

Autor de mais de 40 livros, da astrologia à filosofia, Olavo de Carvalho ficou nacionalmente conhecido com o sucesso do livro “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”, um compilado de textos publicados em jornais, e pela vinculação a políticos conservadores do Brasil, com grande influência entre lideranças de direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para isso, contribuíram dois de seus projetos pessoais, o site Mídia Sem Máscara e o Curso Online de Filosofia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui