O Conselho Temático de Telecomunicações da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu, nessa quinta-feira (16), representantes do governo do Estado para uma atualização sobre o Plano de Conectividade Rural do Paraná. Elaborado em conjunto por diversas secretarias e órgãos estaduais, com participação de entidades do setor produtivo e da sociedade civil paranaenses, o plano estabelece diretrizes e uma série de ações com o objetivo de ampliar a oferta de internet e telefonia em áreas atualmente descobertas.
A reunião, realizada na sede da Fiep, em Curitiba, foi conduzida pelo vice-presidente da Federação e coordenador do Conselho de Telecom, Helio Bampi. Estiveram presentes o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e o secretário interino do Planejamento, Marcos Junior Marini. O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, também participou de forma on-line. Técnicos de outros órgãos da administração estadual, além de representantes de indústrias e de companhias de telecomunicações, também participaram do encontro, incluindo Katia Garbin, consultora de relações institucionais da Conexis Brasil Digital, associação nacional que representa operadoras e empresas do setor.
O Plano de Conectividade Rural do Paraná surgiu como desdobramento de um dos grupos de trabalho do programa Descomplica Paraná, do qual a Fiep, por meio do Conselho, foi uma das entidades participantes nos debates sobre telecomunicações. Inicialmente, foi realizado um mapeamento de toda a cobertura do Estado, que constatou que 49% da área rural paranaense não possuem conectividade.
Áreas descobertas
As regiões central, centro-sul e do Vale do Ribeira são as que contam com menores taxas de cobertura. O estudo revelou, ainda, que essas áreas mais descobertas, em geral, coincidem com as regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. A apresentação foi feita pelo diretor de Ecossistema de Inovação da Secretaria Estadual da Inovação, Giles Balbinotti, e pelo coordenador de Ecossistemas, Julio Cesar de Oliveira, responsáveis pelo grupo de trabalho que trata da Conectividade Rural.
Para o coordenador do Conselho de Telecom da Fiep, ampliar a conectividade rural é possibilitar o uso de tecnologias mais avançadas no campo, que permitem maior produtividade e mais geração de riquezas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
O vice-coordenador do Conselho, Rogério Aver, acrescentou que a ampliação da cobertura permitiria, inclusive, a instalação de novas agroindústrias no interior do Estado. “A produção do agro é muito grande e, por fala de conectividade, não conseguimos colocar agroindústrias em locais mais remotos”, afirmou.
O secretário Ricardo Barros destacou que o diálogo com o setor produtivo contribui para o aprimoramento do plano. “Sempre que dialogamos, recebemos contribuições importantes. Há um conjunto de esforços sendo feitos e espero que todos possam contribuir para que a gente alcance resultados o mais rapidamente possível”, disse. (Da Agência Fiep).