Na manhã desta segunda-feira (19), os irmãos Dias Batista (Zé, Rubens, Osvaldo e Batista) foram homenageados pela Câmara Municipal de Curitiba com “Votos de Congratulações e Aplausos” pelos 35 anos de funcionamento ininterrupto do Bar Beca. A proposição foi do vereador Sidnei José Toaldo (Patriota) e presidente do Iguaçu de Santa Felicidade.
Participaram da homenagem: José Dias Batista, Rubens Dias Batista, Osvaldo Dias Batista, João Batista e Diego Dias Batista pelo Bar Beca e os convidados o relações públicas e escritor José Francisco Cunha e o engenheiro Alvaro Cezar Oliveira.
O Beca
Localizado na Rua Tamoios, 79, na Vila Izabel, em Curitiba, o bar é uma lembrança viva do saudoso Bloco Esportivo Capão da Imbuia (Beca), fundado no dia 4 de maio de 1950 – e extinto em 1972. Nos anos de 1951 e 1961, disputou a Terceira Divisão da Federação Paranaense de Futebol – FPF, considerada a Segunda Divisão da Suburbana, obtendo os títulos de vice-campeão de 1958 e 1961.
De camisa tricolor, o Beca tinha seu campo perto da conhecida Capelinha do Portão , passando para o seu campo definitivo na Vila Izabel, próximo à Secretaria de Educação do Paraná, onde se localiza o bar.
O clube revelou vários craques, entre eles o goleiro Grego – na época cobiçado por clubes profissionais -, Aristeu, Teteu e Tissot, entre outros que brilharam no futebol paranaense. Em destaque, teve como técnico o craque uruguaio Dom Esteban Sanguineti, que defendeu equipes profissionais de Curitiba. Um dos times que deixou saudades: Grego, Alemão, Joacir, Auri, Ariosvado, Renê, Odair, Teteu, Aristeu, Tissot e Airton.
A diretoria do clube teve entre seus presidentes Rubens Gonçalves, Osires Dalla Bona, Lourival Cavichiolo, Carlos de Carvalho e Fortes Couceiro.
Na foto, da esquerda para a direita: José Francisco Cunha, Alvaro Cezar Oliveira, Osvaldo Dias Batista, vereador Sidnei José Toaldo, Rubens Dias Batista, José Dias Batista, João Batista e Diego Dias Batista.