O tema “Outra Educação É Possível: Democracia, Direitos e Inclusão Social” será discutido a partir desta quinta-feira (11) durante o 14º Congresso Estadual da APP-Sindicato, que ocorre até sábado (13), no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Mais de 600 educadoras vão participar do encontro.
Além de palestras e debates, o evento oferecerá uma experiência imersiva, com telas, objetos e sons que vão recontar os 77 anos de história da APP e projetar um futuro em que outra educação é possível.
O Congresso é um momento de avaliação das políticas e da gestão do Sindicato. A agenda de debates inclui as conjunturas internacional, nacional, sindical, educacional e estadual, para formatar as lutas nos próximos quatro anos.
A transferência da gestão das escolas públicas paranaenses para a iniciativa privada, com o projeto Parceiro da Escola, estará no centro da programação. O tema será discutido na palestra “Reformas Permanentes Neoliberais e de Privatização da Educação Pública”, ministrada pela pesquisadora do Observatório Latino-americano de Política Educativa da Internacional da Educação, a antropóloga Gabriela Bonilla.
Homenageada
O 14º Congresso da APP é marcado pela poesia, pela esperança e pelo inconformismo da negra Carolina Maria de Jesus, homenageada neste encontro. O diário de Carolina, que em 1960 foi publicado com o título Quarto de Despejo, é o retrato de um Brasil da fome e da discriminação a mulheres, negras, mães-solo e pobres. Carolina mostrou que a ampliação da consciência abre a possibilidade da vivência de outros roteiros que não aqueles impostos pela classe dominante.
O evento vai debater o caderno de teses proposto pela direção estadual da APP, que reflete sobre as conjunturas internacional, nacional e estadual, as políticas educacionais, sindicais e de gestão.