Agepar suspende aumento das tarifas da Sanepar

saneparA Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou nesta terça-feira (1), a suspensão do reajuste de 9,6299% na tarifa de água e esgoto, que entraria em vigor no dia 31 de outubro. O pedido foi feito pelo governo do estado, mas terá ainda de dar, em cinco dias, explicações técnicas à Agepar sobre a razões de seu pedido.

O reajuste foi solicitado pela Sanepar em fevereiro, para ser aplicado em maio. No dia 18 de abril, em função da pandemia do Covid-19, a Agepar congelou, por 120 dias, as revisões tarifárias dos serviços públicos regulados do Paraná.  No dia 25 de agosto a Agência Reguladora homologou o reajuste de 9,6299%, mas o governo do Estado protocolou um pedido de suspensão da aplicação.

Responsável pela intermediação entre o governo, a prestadora de serviços e os usuários, a Agepar promoveu, na segunda-feira (31 de agosto), uma audiência de mediação entre o governo do Estado e a Sanepar. Como o Estado ponderou alguns pontos, ficou acordado entre as partes que o governo tem cinco dias úteis para formular, por escrito, os questionamentos que apresentou oralmente na audiência e a Sanepar terá o prazo de 90 dias corridos para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Posteriormente, o governo do Estado terá cinco dias úteis para se manifestar. Toda a tramitação do processo ocorrerá via Agência Reguladora. Decorrido este prazo, o processo retornará para análise da Agepar, para deliberação definitiva sobre o assunto.

Em função da audiência de mediação, deverá ser suspensa a Resolução 019/20 que autorizou o reajuste tarifário de 9,6299% nos serviços de fornecimento de água e esgoto.

2 COMENTÁRIOS

  1. Povo do meu Paraná, em especial os habitantes daquelas cidades atendidas pela Sanepar, abra o olho. Numa decisão meramente política o Governo do Estado pede a SUSPENSÃO do reajuste, quando na verdade deveria pedir o CANCELAMENTO. A Agepar decide pela suspensão pelo prazo de 100 dias. Até lá, já ocorreu a eleição de Prefeitos e Vereadores e o Governo vai apoiar e se empenhar em eleger o maior número de aliados possível. Depois a Agepar decide, mais uma vez, a exemplo do que ocorreu anteriormente, em parcelar o reajuste e, nós consumidores vamos ter que pagar, um acréscimo mensal até atingir o reajuste pleiteado..

  2. Só estão passando a vaselina, como fizeram com os planos de saúde, proibiram o aumento por 6 meses! Grande coisa, daqui a 6 meses vão mandar bala em 25% de aumento. Imaginem se meu patrão vai me dar um aumento de 25% no meu salário!!! Esse governo vai acabar com a classe média, e com os seus bolsomínios também….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui