Advogado que atuou 50 anos em Curitiba desaparece em Santa Catarina

O advogado aposentado Antônio José da Luz Amaral Filho, 83 anos, que atuou durante 50 anos em Curitiba e depois foi morar em Florianópolis (SC), está desaparecido desde o dia 1°de junho, quando saiu de casa para caminhar por volta das 15 horas, no bairro Campeche, na capital catarinense.

No dia em que desapareceu, Antônio vestia uma camisa xadrez azul clara/branca, calça social cinza escura, sapato social marrom e uma jaqueta com dizeres “W Detonação” na parte das costas. Ele precisa tomar diariamente medicamentos para evitar a perda de memória, colesterol e controle de glicose.

O engenheiro elétrico Antônio José de Amaral Neto, filho do aposentado, disse à Rádio Banda B, de Curitiba, que  ainda  não se “conseguiu descobrir se ele tomou um ônibus ou veículo ali nas imediações, porque são poucas câmeras de monitoramento. Então realmente está um mistério para descobrir o que aconteceu, porque não temos um ponto de partida”, disse.

O filho afirmou que, apesar da idade, o pai não tem problemas sérios de memória. “Ele não tem Alzheimer.

Amaral, como é conhecido na memória da luta contra o regime militar, foi procurador do Estado do Paraná. Como militante e secretári- geral do Partido Comunista Brasileiro no Paraná, atuou em ações de guerrilhas urbanas, como o assalto ao navio Missiones, da Argentina. Embora não faça segredo sobre sua trajetória política, a biografia clandestina de Amaral é mais conhecida dos familiares e amigos próximos. Participou de ações ao lado de figuras como Luiz Carlos Prestes, Carlos Lamarca, Dilma Rousseff e seu marido na época, Cláudio Galeno Linhares e Aguilberto Vieira de Azevedo, militante do PCB desde a Intentona Comunista de 1935.

Nascido em uma família culta e abastada,em Recife (PE),

Amaral se formou em Direito em Curitiba. Transferiu-se com a família para Florianópolis aos 76 anos, em 2012, quando ficou viúvo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui