Arte fora do lugar

No fim de maio, a Sociedade de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e conselheiros do museu puderam conhecer projeto de restauro e conservação do prédio de quase 90 anos, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, que a instituição ocupa desde 1974.

A modernização das áreas de exposição e a construção do anexo para café, loja e setor de pesquisa e documentação agradaram em cheio ao grupo. Na ocasião, o secretário da Cultura, João Luiz Fiani, explicou que o prédio precisaria ser esvaziado para a reforma. De fato, as obras de arte do MAC foram transferidas logo depois para o Museu Oscar Niemeyer (MON).

O arranjo – longe do ideal, dadas as diferenças das coleções dos dois museus – afetou o 66º Salão Paranaense. Aberto em junho, o tradicional evento do MAC, está em cartaz fora do prédio próprio pela primeira vez.

A mostra vai até 10 de setembro. E depois? Faltou, na apresentação de maio, uma data concreta para o fim da reforma. Paira, no universo das artes plásticas, uma dúvida: quando é que o acervo do MAC poderá deixar o abrigo temporário do MON para voltar à condição de protagonista no tradicional endereço da Rua Desembargador Westphalen?

(da jornalista Maria Sandra Gonçalves)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui