Se antes reclamava que a Justiça brasileira era lenta demais, agora o PT reclama que ela é muito rápida. Nova pública que intitulou com “Em defesa do ex-presidente Lula”, o partido estranha “o tempo recorde” definido pelo TRF4 para julgar o recurso da defesa contra sentença do juiz Sergio Moro que condenou Lula à prisão no caso do triplex de Guarujá.
A data fixada foi 24 de janeiro próximo, coincidentemente primeiro aniversário do AVC que levou à morte, dias depois, a mulher do ex-presidente, Marisa Letícia.
Segundo a nota, a sentença é injusta, as acusações são falsas e o processo foi marcado por arbitrariedades, ilegalidades e cerceamento ao direito de defesa.
A nota reforça que Lula é candidato à presidência em 2018.
Em defesa do ex-presidente Lula
Diante da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que marcou em tempo recorde o julgamento da apelação do ex-presidente Lula contra a injusta sentença do juiz Sergio Moro, o PARTIDO DOS TRABALHADORES afirma:
- Lula é o maior líder político do Brasil. Sua candidatura à Presidência da República pertence ao povo brasileiro e se consolida cada vez mais num país que precisa superar a crise, recuperar a democracia, a geração de empregos e a soberania.
- O processo contra Lula tem sido marcado por várias exceções ao estado de direito: a condução coercitiva, o vazamento de telefonemas com presidente Dilma, a condenação sem provas. Ao marcar o julgamento em prazos tão curtos, o TRF-4 age de forma no mínimo excepcional.
- Lula é inocente das acusações que lhe foram imputadas, num processo marcado por arbitrariedades, ilegalidades e cerceamento ao direito de defesa.
- Diante das provas da inocência de Lula, só há uma decisão justa e legal para o caso: a revogação da sentença da primeira instância e a absolvição pelo TRF-4.
- Os golpistas e seus aliados investem em saídas artificiais e antidemocráticas para impedir a volta de Lula ao governo. Se têm a expectativa ver Lula inelegível a partir do julgamento da apelação, enganam-se. Qualquer discussão ou questionamento sobre sua candidatura só se dera após o registro no Tribunal Superior Eleitoral, em agosto.
- Lula é o nosso candidato e será o próximo presidente do Brasil.
Gleisi Hoffmann
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores
ContraPonto fez uma manchete dúbia.
O que os advs do Lula dizem é aquilo sabido: Se é contra o Lula vai na velocidade da Luz, se for dos amigos vai na velociodade da Copel. E isso ja é sabido no mundo todo , tipo ONU, Europa e USA .
Os verdadeiros Democratas deviam a esta altura estar cerrando fileiras em prol de uma eleição livre e com todos os candidatos pois e esta lavagem cívica que precisamos urgente fazer.
Tirar o Lula na marra das eleições não vai resolver o problema. Provavel agravar mais ainda pois vai ser inconcilável com o desejo popular .
Não é que seja rápida. Ela é seletiva demais.