Início Cultura Vanderlei Rebelo lança livro sobre Rubens Bueno

Vanderlei Rebelo lança livro sobre Rubens Bueno

O jornalista Vanderlei Rebelo lançará no dia 5 de julho, numa live, mais um livro. Sua nova obra traça um perfil político do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR). É uma edição da Fundação Astrojildo Pereira. “Rubens Bueno – Pé Vermelho e Democrata Radical” mostra a trajetória do parlamentar e também a experiência de 40 anos vivida pelo autor como jornalista da área política.

Vanderlei  lançou anteriormente os livros “Ney Braga – a política como arte” e “Bento Munhoz da Rocha – o intelectual na correnteza política”.

Neste novo trabalho, o jornalista conta que conheceu Bueno em 1982, quando este se elegeu deputado estadual pela primeira vez e então acompanhou toda a vida política dele. Rubens foi deputado estadual duas vezes, foi secretário da Justiça e Trabalho no governo Alvaro Dias, foi prefeito de Campo Mourão e está em seu quinto mandato como deputado federal, sendo o terceiro consecutivo. Em 2002 concorreu ao governo do Paraná. Na ocasião, fez 8% dos votos, mesmo tendo apenas 37 segundos de tempo de rádio e televisão.

Rubens Bueno é presidente do partido Cidadania do Paraná e ocupa a primeira vice-presidência nacional. O livro, que também é resultado de intensas pesquisas e muitas entrevistas, conta como foi o desentendimento de Rubens com o atual senador Alvaro Dias. Os dois eram companheiros de muito tempo e vivência política.

O deputado fez um trabalho considerado revolucionário, tanto no campo urbanístico e cultural, como no social,quando foi prefeito de Campo Mourão, cargo que ocupou de 1993 a 1996. Na sua gestão, saneou as finanças municipais e modernizou a máquina administrativa, e fez dezenas de obras no município, principalmente de caráter social, vinculadas à educação, saúde, saneamento e infraestrutura. Na área cultural, inaugurou o Teatro Municipal de Campo Mourão. Na do meio ambiente, inaugurou a Estação Ecológica do Cerrado, o Parque do Lago e o Parque Estadual Lagoa Azul, em convênio com o governo do Paraná. Rubens também levou o Cefet para Campo Mourão, hoje transformado em campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A live de lançamento, que começará às 18 horas, do dioa 5 de julho, uma segunda-feira, reunirá Vanderlei Rebelo, Rubens Bueno, o ator Stephan Nercessian e a ex-deputada estadual paranaense Elza Correia. O debate será mediato pelo jornalista e vereador de Curitiba Herivelto Oliveira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile