A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai avaliar impacto do corte de 30% das verbas para o orçamento deste ano, anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O corte deve afetar todo o ensino e a manutenção da universidade.
Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, uma nota está para ser publicada sobre o assunto. Nos meios acadêmicos já circula a informação de que os cortes podem impedir o funcionamento da instituição a partir do segundo semestre. Professores, funcionários e alunos estariam se articulando para tentar reverter essa situação e paralisações não são descartadas.
O corte do orçamento pode impactar no funcionamento das instituições comprometendo o pagamento de água, luz, telefone, contratos de terceirizadas responsáveis por limpeza e vigilância.
A UFPR é a oitava instituição que mais produz conhecimento no Brasil segundo ranking da Clarivate Analytics – entre as universidades federais, a UFPR fica na quinta posição. O levantamento foi feito a partir de publicações científicas da base de dados Web of Science nos últimos cinco anos. A UFPR é responsável por 3,8% da produção científica no Brasil, com 8.156 trabalhos publicados de 2014 a 2018.