O juiz federal Luiz Antonio Bonat foi confirmado pelo TRF4 para ocupar, como titular, a vaga deixada pelo ex-juiz Sergio Moro na 13.ª Vara Criminal de Curitiba, responsável pela condução de todos os processos referentes à Operação Lava Jato. O posto vinha sendo ocupado interinamente pela juíza substituta Gabriela Hardt, que nesta quinta-feira (7) sentenciou o ex-presidente Lula a 12 anos 1 1 mês de prisão no caso do Sítio de Atibaia.

Curitiba, Bonat formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba e ingressou na magistratura federal em 1993, assumindo a 1.ª Vara Federal de Foz do Iguaçu. Teve passagem também pela 3.ª Vara Criminal de Curitiba e 1.ª de Criciúma (SC). Atualmente é titular da 21.ª Vara Federal de Curitiba, especializada em casos previdenciários, que deixa agora para assumir o lugar que era de Sergio Moro. Sua promoção ao posto foi pelo critério de antiguidade.

Considerado discreto por seus colegas, a primeira providência que tomou logo após conhecer a designação foi avisar que não pretende dar entrevistas à imprensa.