O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza, a partir desta sexta-feira (24) até 14 de agosto, no edifício-sede em Curitiba, o 8º Simulado Nacional de Hardware para as Eleições 2020. Os testes serão realizados por servidores de todas as secretarias do Tribunal. Atualmente, o regional paranaense conta com 25.712 urnas eletrônicas em todo o Estado.
O simulado reproduz o estresse que os equipamentos sofrem em uma amostra estatística definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, assim, é possível detectar, com antecedência, problemas que possam ocorrer nas eleições, marcadas para 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).
Os participantes foram divididos em grupos dentro de suas respectivas secretarias, sendo cada um deles composto por 16 servidores. As votações acontecem em turnos de uma hora de duração, entre às 10h e 17h40, com intervalos de 20 minutos entre cada grupo, conforme escala definida pelas secretarias. Para cada dia de simulação, o servidor vota cinco vezes em dez urnas, totalizando 50 votos por dia de participação.
Tendo em vista as recomendações sanitárias feitas às instituições no período de pandemia da covid-19, são adotadas medidas de segurança durante o simulado, tais como: não utilização da biometria; fornecimento de luvas e álcool em gel para a votação; maior distanciamento entre as urnas; e escala de horários para evitar aglomerações.