O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, anunciou nessa terça-feria (11) o lançamento da Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral paranaense.
Em uma iniciativa inédita, baseada em critérios internacionais de checagem, a Central vai disponibilizar um número de WhatsApp para a população enviar dúvidas sobre notícias inverídicas ou duvidosas veiculadas nos meios digitais. Com foco nas Eleições 2020, o serviço estará disponível a partir de julho deste ano.
A exemplo do Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Central paranaense vai ser operada por um Comitê de Contrainformação formado por servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e representantes dos polos do interior do Paraná, entre outras áreas, para monitorar e esclarecer localmente informações falsas.
As checagens serão divulgadas para os números de celular cadastrados, no site da Central, nas redes sociais do Tribunal, nos veículos de comunicação e nas páginas oficiais de órgãos e instituições parceiras. (Do TRE-PR).