TRE derruba punição ao Novo por outdoor sobre fundo eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reverteu, nesta quinta-feira (1.º), uma decisão da 178ª Zona Eleitoral, que havia considerada propaganda eleitoral antecipada a instalação de outdoors em Curitiba pelo Partido Novo.

Nos painéis, a legenda reforçava uma de suas bandeiras, que é ser contrária ao uso dos R$ 3 bilhões do fundo eleitoral e partidário para campanhas eleitorais. O partido foi representado pelas advogadas Juliana Bertholdi e Andrea Sabbaga de Melo.
O relator do processo entendeu que os outdoors não feriram a Lei Eleitoral, já que possuíam caráter de propaganda partidária. A posição
do relator foi acompanhada pelos demais integrantes da corte. As multas aplicadas na ação foram extintas.
“Somos o único partido que não usa fundo eleitoral para campanha e é direito do Partido poder divulgar esse diferencial. A decisão do TRE foi
no caminho da justiça e igualdade de condições”, afirma João Guilherme de Moraes, candidato do Novo à Prefeitura de Curitiba. O partido não recebe fundo eleitoral, sendo sustentado pelas doações de filiados.
As ações haviam sido promovidas pelo DEM, de Rafael Greca, e pelo PSL, de Fernando Francischini. O PSol também havia entrado com uma ação semelhante, mas foi arquivada. Vale lembrar que o nome de João Guilherme não aparecia nos outdoors.

1 COMENTÁRIO

  1. Até agora ninguém esclareceu: esse partido não recebe verbas do fundo eleitoral porque não reúne as condições necessárias para isso ou não recebe porque não quer (abriu mão)?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui