Numa entrevista ao vivo, que durou quase duas horas aos jornalistas Rogério Galindo e João Frey para o portal da Gazeta do Povo, o empresário Tony Garcia foi demolidor ao acusar ao ex-governador Beto Richa de não apenas saber, mas de participar efetivamente do esquema de propinas investigado pelo Gaeco no âmbito da Operação Radio Patrulha.
Tony assumiu que foi dele a responsabilidade de ter “colocado em pé” o projeto Patrulha do Campo e que procurou os empresários que participaram do programa para que, ganhando a licitação promovida pelo governo em 2012, repassassem parte do faturamento como “ajuda” às futuras campanhas políticas de Beto Richa.
Mas ressaltou: ele foi encarregado por Beto de articular o esquema, mas saiu do processo quando os empresários participantes – especialmente Celso Frare, dono da locadora Ouro Verde – passaram a não cumprir seus compromissos e não respeitar prazos de pagamento. Além disso, outros membros do governo, como o primo-distante Luiz Abi Antoun e o secretário do Cerimonial Ezequias Moreira, passaram a tumultuar os entendimentos.
Foi neste ponto que Beto Richa voltou a pedir a Tony Garcia – segundo disse na entrevista à Gazeta – que outra vez se encarregasse de cobrar os compromissos assumidos pelas empresas de “ajudar” com 8% dos faturamentos que recebiam do governo. Richa se referia a esses pagamentos como “tico-tico”, conforme áudio que Garcia entregou ao Gaeco em sua delação.
Tony acusou Beto de agir com desonestidade e de jogar na fogueira amigos antigos que sempre o ajudaram, citando como exemplo o primo Luiz Abi e o ex-diretor da Educação Maurício Fanini – o primeiro envolvido na Operação Publicano e em fraudes a licitações, e o outro como pivô da Operação Quadro Negro. Beto passou a se referir a ambos como “criminosos”.
“Comigo o Beto não vai fazer isso. Não vou deixar.” Disse ter provas de tudo quanto afirmou ao Gaeco. E que sabe (também com provas) de outros esquemas de corrupção no governo Beto que, “na hora certa” e se obrigado, relatará às autoridades.
Garcia disse lamentar que Beto Richa tenha envolvido a própria família, como Fernanda e Pepe Richa – pessoas que, segundo ele, foram vítimas da ganância e da soberba do ex-governador, que não poupou nem mesmo a mulher e o irmão.
O fato nos causa muita estranheza. Vejamos a dimensão de tudo isso e vamos partir do pressuposto, HIPOTETICAMENTE, que exista um comando que há anos movimenta pessoas boas (que se dedicam a fazer seu trabalho bem feito) sem que estas percebam.
1. Em 1999, no Teatro Guaíra, em encontro nacional do MP com deputados do PT (lembrando que Roberto Lyra, Hélio Bicudo, Sepúlveda Pertence, Plínio Sampaio, Biscaia, dentre outros, nunca negaram suas ligações com o partido idealizado), varias homenagens foram feitas e vários temas ideológicos foram apresentados e idealizados; Na ocasião muito se discutiu sobre o projeto de emenda, que viria a resultar na EC45/04 (reforma do Judiciário), ressaltando as mudanças nas prerrogativas e garantias do MP. Ocorre que o presidente da Câmara à época, MICHEL TEMER, era contra as propostas apresentas pelos deputados do PT sobre estender ao MP as mudanças para o Judiciário. Com isto podemos dizer que nasceria um embrião dos obstáculos que Temer poderia impor ao MP. De lá pra cá muita coisa aconteceu, como o aumento de cobranças e a aproximação das instituições com movimentos sociais vulneráveis, uma vez que a Defensoria Pública se instalava lenta e progressivamente (já que sua função constitucional se restringe aos necessitados).
2…. banestados; mensalões;
3…. furacões; diários secretos;
4. “Massacre” no centro cívico contra professores inocentes;
5… lava jatos; impeachment;
6. Lula preso “sem provas” e polícia querendo “massacrar” agora os militantes no acampamento;
7. Tony Garcia volta; Eleições;
8. Richa Preso;
9…
10. Bolsonaro eleito Presidente e nada a “temer”.
“A verdade vos libertará”
O que disse:
“Meu ex sogro Ney Braga”,
“Era ilicitude”,
“Dilema moral”
“Cobrador de propinas”.
Ele confessou vários crimes desde 2004.
Se mostrou um homem com transtorno de personalidade.
E ainda dava expediente na casa de Pepe Richa e Beto Richa.
Filhos se amavam entre si.
Arrumava gente (que tipo?) para dar dinheiro para campanha e visitar Luiz Abi e companhia e depois passar recibo com Beto?
Gente que o ameaçava e ele foi obrigado a fazer uma carta aberta no face pro Beto receber está gente.
Depois tinha a segunda carta que “tirava Beto do Governo”, se ele não recebesse está gente ainda após a primeira carta.
E uma terceira que “colocava Beto na Cadeia”.
É o fim.
Nenhum jornalista pediu para ver as duas outras cartas?
Nem o MPF e Gaeco?
Que falastrão.
Acusou Celso Frase de ser salafrário e ainda casar com uma prima da sua ex mulher – filha de Ney Braga – para conseguir contratos da Itaipu.
3 Jornalistas de meia tigela NÃO perguntaram quais crimes no lixo do Rio de Janeiro ele – Frare – fez.
E quais joel malucelli fez de errado no governo de Beto RICHA.
Entrevista manda de um transtornado mental, um escroque.
Toni Boneca fez a confissão contínua de crimes. Desde as 2 cpis que diz ter feito no Paraná.
Tomou dinheiro de quais idiotas do Paraná?
Quem ele ameaçou como deputado.
O que Eduardo Cunha fez de investimento em Refinaria de Petróleo de Manguinhos no Paraná?
Vejam:
Funaro o doleiro e grupo Bertin com Caixa e Big Frango – https://www.pacocacomcebola.com.br/geral/ex-dono-da-big-frango-conta-como-foi-convidado-para-dar-um-golpe-na-caixa-economica/
Briga de ex comadre
De ex vizinho
De ex mulher
Parece isso aí.
Peçam divórcio e dividam os bens meninas.
Beto Tico-Tico.
Sem saber, cunhou seu próprio epíteto.
O subconsciente é implacável.!!
Não adianta ter provas, quem tem um amigo como o Gilmar Mendes está imune a tudo, pode roubar a vontade.
Concordo plenamente!!
Não tem mais como negar ou duvidar disso. Está cada vez mais escancarada a proteção que se da aos amigos.
Se continuar assim, talvez se chegue ao “topo” da organização. Mas só isto… Quando quem pune é o mesmo que protege, não há saída se não for a imprensa. Por isso precisamos de jornalistas sérios e com idoneidade. E se não acreditasse que profissionais assim existem, nem estaria comentando exatamente aqui.
Todo escândalo, seja político ou envolvendo poderosos, sem tem uma coisa em comum… Portanto, qualquer notícia que lemos faz parte da mesma cobertura.
Comentários anteriores que li nos esclarecem muito. Só saber filtrar e refletir.