“Taxa de alienação” do eleitorado embaralha escolha de vices

A mais recente pesquisa Ibope mostrou que a “taxa de alienação”, que considera a soma de abstenções com votos em branco e nulos, alcançou 41%. Essa indefinição é considerada inédita a cem dias das eleições desde a redemocratização. Para especialistas, esse fenômeno influencia a escolha do vice, já que ainda não há uma definição clara entre os políticos dos perfis que o eleitorado procura. Nenhum dos 14 partidos que lançaram candidatos a presidente conseguiu definir um nome para a vice.

“A questão do vice está muito ligada ao tempo de TV e à aliança nos estados. Desta vez, além disso, temos um eleitorado que está tendendo aos extremos. Acredito que os candidatos estejam procurando vices que, além dos benefícios de tempo de TV, agreguem algo à preferência do eleitor. Agora, incertezas geram incertezas”, diz o cientista político da PUC Minas Malcon Camargo.

 

Para Carlos Melo, do Insper, os “partidos estão em compasso de espera”. “Vivemos um momento atípico. Uma crise complicada, com os principais partidos em um momento de muito desgaste. O governo federal não tem poder de aglutinação. Não estamos divididos entre situação e oposição, porque o governo é fraco e desgastado. E deixa a oposição um pouco perdida”, disse. “Ainda tem o caso do Lula, que provavelmente não será candidato, mas está na narrativa do PT. Isso causa uma indefinição muito grande.”

Há negociações que abrangem espectros políticos bem diferentes. O PR articula aliança em conjunto com o Centrão ou pode fazer dobradinha com o PT ou o PSL de Bolsonaro – extremos opostos.

O quadro nacional se repete no Paraná: os três principais candidatos ao governo estadual não se fixaram em nenhum nome para os respectivos vices.

1 COMENTÁRIO

  1. Alienação é votar em qualquer um desses aí (independente de quem seja vice).
    Se esses partidos (com suas alianças que não respeitam ideologias e por isso não representam ninguém) estão em crise, a democracia festeja. Não se faz omelete sem quebrar alguns ovos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui