STF fez enterro de luxo da Lava Jato, diz ex-ministra do STJ

Aposentada há três anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Eliana Calmon não perdeu o vigor crítico com que sempre, mesmo no exercício da magistratura, enxergou o judiciário brasileiro. Neste domingo (17), ela foi às redes sociais para condenar a decisão do STF que diz ser da competência da Justiça Eleitoral avaliar crimes como corrupção e caixa 2 envolvendo campanha.

Eliana escreveu:

STF fez enterro de luxo da Lava Jato, diz ex-ministra do STJEstou desolada com a decisão do Supremo.
Lamentavelmente eles prepararam um enterro de luxo para a Lava Jato, em diabólica armação, ao que tudo indica saída da mente brilhante de Gilmar Mendes.
O mais grave é que eles sabem perfeitamente que a Justiça Eleitoral não está preparada para atender ao que eles determinaram.
Os juízes eleitorais são juízes emprestados da Justiça Comum, com mandato de dois anos e portanto sem as garantias que dão ao magistrado independência. Eles são escolhidos pelo Tribunal de Justiça, e percebem uma polpuda gratificação que hoje está na faixa de oito mil reais mensal, pois o jeton por sessão é de R$ 914,13 e o número de sessões é de, no mínimo, de 8 sessões. Essa gratificação não está sujeita a imposto de renda e se agrega integral à remuneração do magistrado. O jeton e o prestigio curricular faz com que as indicações sejam altamente cobiçadas e sempre acompanhadas de forte interferência política.
O mesmo ocorre nos Tribunais Regionais Eleitorais, formado de desembargadores e advogados escolhidos por critério meramente político, o que se repete na escolha dos ministros representantes do quinto constitucional no Tribunal Superior Eleitoral.
A sistemática, portanto, retira do juiz eleitoral as garantias da inamovibilidade e da irredutibilidade de vencimentos.
Portanto, não se diga apenas que falta estrutura burocrática para atuar a Justiça Eleitoral na apuração de complexos processos de corrupção de políticos, enfrentando os mais hábeis e enturmados advogados, regiamente pagos. A falta de estrutura é uma dificuldade contornável, mas a falta de garantia dos magistrados eleitorais é incontornável e os torna vulneráveis.
A decisão do Supremo foi premeditadamente preparada para acabar com a Lava Jato, repito.
Primeiro veio a portaria do Presidente da Corte, sem limites objetivos ou subjetivos, como instrumento de intimidação, adredemente concebida como mordaça Depois partiram para a desconstrução de uma Operação que só fez enaltecer o Judiciário Brasileiro e pela primeira vez na história desse país chegou até os corruptos de colarinho branco e parlamentares.
O enterro foi arquitetado com esmero e já antecipando o alcance já indicam alguns ministros a possibilidade de ser dado efeito retroativo e assim anular muitas das condenações da Lava Jato, ou seja um apagar quase tudo para começar de novo.
Mas não é só. Pela forte manifestação de Gilmar foi dado início à desconstrução da reputação dos investigadores, tal como aconteceu na Itália com a Operação Mãos Limpas. Só nos falta, agora, saber quem será o nosso Berlusconi.
Ministra Eliana Calmon

 

 

 

6 COMENTÁRIOS

  1. A mesma Lava jato que condenou o Lula por um sítio cuja matrícula do registro de Imóvel não está em seu nome, faz vistas grossas as, pelo menos, duas fazendas que o Richa comprou em nome de laranjas no MT…

  2. Você esta louco Eduardo Pereira, essa gente não gosta que se jogue tantas verdades sobre eles, concordo plenamente que a lava jato só tinha um objetivo que era derrubar governos eleito pelo povo e pouco tinha interesse em combater a corrupção, pois se tivesse esse interesse teria feito um trabalho mais completo e não só em cima daqueles que os atrapalhavam politicamente em busca do poder que eles sempre ansiaram. O PT. pode ter falhado e errado o que todos os outros fizeram mas por que só um partido teve que pagar a conta por mais de 500 anos de desmandos dessa elite improdutiva e chupa cabra .

  3. Acabei de ler que o Recruta Zero , o filho 02 que acha que entende de alguma coisa que não grana de milicia e o Dick vigarista tambem chamado de moro fora , numa agenda secreta que foi descoberta à sede da CIA.

    O que isso interessa ao Brasil é um mistério mas dá uma pista do que motiva quem ajudou a instalar a Republica da Lava Jato no Brasil e o beneficiário de todas as medidas tomadas para inviabilizar o cara que ia ganhar e que jamais iria a sede de quem espiona o Brasil.

    Depois os paneleiros vem defender esta galera achando que defendem o Brasil.

    O buraco e bem mais em baixo, na profundidade do Pré-Sal que vai ser entregue breve pois quem tinha que o defender é o primeiro a querer entregar e faturar algum em troca.

    De preferência em armas pra milicia que é quem manda de verdade.

    E a gente aqui debatendo a Lava Jato como se fosse algo pro nosso be m e não para os homens de muitos bens.

  4. “A decisão do Supremo foi premeditadamente preparada para acabar com a Lava Jato, repito.”

    Como assim? Os grandes objetivos da Lava Jato foram atendidos. O Lula tá em cana, o moro e a patota de Curitiba estão no Poder, Quase todos os advogados do PR subiram de patamar, e hoje o que não foi entregue pelo vampirão será pelo Recruta Zero ao país que mais que sugar das nossas “riquezas”.

    A economia do Rio esta arrasada e o Estado entregue aos milicianos a quem o Dick Vigarista a.k.a. moro serve com tanto empenho. A grana duma multa quase que foi parar na mão de quem ajudou a fazer a Petrobras ré, ao invés de vítima nos USA e que hoje se faz de morto só para virar PGR.

    E a mesma galera da Lava Jato andou anos a fio nas rodovias pedagiadas sem notar que estavam pagando muito, O bravo MP do PR também nunca viu nada suspeito nos anos do richa no Poder, mesmo com o Aécio dizendo que era uma administração Top. Mesmo com a Delta do Carlinhos Cachoeira tendo feito a Linha Verde.

    O mesmo gilmar agora apedrejado impediu o Lula de ir pro Ministério da Dilma depois da liberação dum áudio ilegal. E ai não ouvi nenhum clamor.

    Logo é uma disputa de sofismas. Agora, se este STF que esta aí, que bancou tudo o que se quis fazer, inclusive com a ajuda deste mesmo TSE, como no caso do ZAP, esta pondo um pé no freio é por que há algo muito indevido sendo feito, Simples assim.

    E pelo jeito , o que esta sendo visto como indevido que finalmente descobriram que o psdb também roubo. E muito. Começando por aquele estado que já foi chamado de São Paulo e hoje é conhecido como Tucanistão..

    E isso por si só já é motivo de se parar tudo ou mandar para o caminho mais longo pra dar tempo de prescrever. O Cássio já teve este beneficio , o Paulo Preto quase obteve , E o Azeredo em MG trabalha sempre bem assessorado para obter esta “graça” .

    E não nos esqueçamos do “brimo” que foi liberado por uma “artoridade” judicial a viajar a um Pais que não tem tratado de extradição com o Brasil. E do gilmar tirando da cadeia o homem dos livros do richa sobre o que não ouvi nenhuma grita.

  5. Eliana Calmon é a Ministra que quase enquadrou o judiciário num patamar acima de civilidade, quase! A Lava Jato foi uma operação que quase enquadrou as nossas oligarquias encalacradas nas hostes do poder, acostumadas a misturar o público com o privado, quase!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui