Sindicato diz que professores do Unicuritiba/Ânima temem demissões

Informações repassadas ao Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes) dão conta que os professores do Unicuritiba vivem dias de incerteza na instituição. Nessa terça-feira (23), a instituição teria demitido vários funcionários do setor administrativo e agora, conforme acreditam muitos docentes, os próximos alvos são os professores.

O Unicuritiba foi comprado no final de 2019 pelo Grupo Ânima Educacional e desde então mudanças promovidas pelo grupo instalaram um clima de apreensão entre docentes e estudantes. O Ânima tenta implementar uma nova matriz curricular que será aplicada progressivamente pela instituição e reduzirá a carga horária em salas de aula. Como resultado a faculdade pode demitir muitos professores. As mudanças sofrem resistência por parte dos acadêmicos que promoveram um protesto por meio de um “buzinaço” na última sexta feira (19).

Já os professores, além da incerteza da garantia de emprego depois da implementação da nova matriz curricular, se viram na última semana diante de um novo “Edital de Seleção dos Professores para Concessão do Regime de Trabalho de Tempo Integral e Parcial”. O documento, extremamente prejudicial aos docentes, trazia, entre outras mudanças, a redução de conteúdo ministrado em diversas disciplinas, com consequente diminuição de carga horária e de salários. Os docentes tentam, com a ajuda do Sinpes, promover a criação de um novo edital que minimize perdas salarias para a categoria e garanta a manutenção dos empregos.

O Unicuritiba informa que vai se posicionar em breve sobre a situação, que sempre esteve e continuará aberto ao diálogo com seus professores, equipe de colaboradores e alunos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui