O BTG Pactual acaba de divulgar a primeira pesquisa de intenção de votos desde a decisão do TSE que, na madrugada de sexta-feira (31), determinou que o ex-presidente Lula não pode se candidatar a presidente na eleição de outubro. Embora ainda não oficializada, a substituição de dará com o nome do candidato a vice na chapa registrada pela coligação PT/PCdoB – o ex-ministro Fernando Haddad.
O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, 2.000 eleitores com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos porcentuais. As entrevistas foram telefônicas, realizadas por entrevistadores por meio de telefones fixos e móveis, nos dias 01 e
02 de setembro de 2018. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01057/2018.
Na pesquisa estimulada, a mudança do quadro não alterou significativamente a ordem de preferências do eleitorado, a não ser pelo fato de Fernando Haddad já somar, na primeira sondagem, 6% das intenções e figurar como quinto colocado na disputa.
Bolsonaro (PSL) mantém forte liderança (26%), seguido de Ciro Gomes (PDT, 12%), Marina Silva (Rede, 11%) e Geraldo Alckmin (PSDB, 9%). Atrás de Haddad seguem-se João Amoedo (Novo, 4%) e Alvaro Dias (Podemos, 3%). Os demais candidatos aparecem com 1% ou não foram pontuados.
Apesar da decisão do TSE, o BTG Pactual também simulou um cenário com Lula para voto espontâneo e detectou que o ex-presidente experimentou queda de 26% para 21% das intenções.
Veja aqui a íntegra da pesquisa:
BTG Pactual - Rodada FS2 (divulgação 03.09)