Em seis dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs três derrotas à Operação Lava Jato. Seus ministros
- absolveram Gleisi Hoffmann
- permitiram à Polícia Federal firmar acordos de delação, até então exclusividade do Ministério Público
- Proibiram as conduções coercitivas
A essas três decisões somam-se casos como o do ex-governador Beto Richa, que seria julgado pelo juiz federal Sergio Moro no processo em que é acusado de direcionar uma licitação em favor da Odebrecht. Por ordem do STJ desta quarta (20), o inquérito foi tirado das mãos do juiz-símbolo da Lava Jato e entregue aos cuidados dos juízes de primeira instância da Justiça Eleitoral estadual.
No próximo dia 26 o STF será levado a julgar o enésimo recurso da defesa do ex-presidente Lula para soltá-lo da prisão que cumpre em Curitiba. Depois da absolvição de Gleisi – inocentada por falta de provas -, os petistas viram crescer suas esperanças para a libertação do seu líder. Afinal, segundo eles, Lula foi condenado também sem provas.
O fato é que a Lava Jato, que se inspirou na histórica Operação Mãos Limpas, parece seguir o mesmo caminho da homóloga italiana. Lá, com políticos presos, condenados e desmoralizados, deu-se um jeito de mudar e criar leis para que tudo acabasse em pizza. Foi com o fim da Mãos Limpas que surgiu um novo líder político na Itália, que atende pelo nome de Silvio Berlusconi – a figura mais emblemática da corrupção que continuou grassando no país.
Esta história de semelhanças entre a Lava e a Mãos Limpas está bem contada num livro do procurador Rodrigo Chemin, do Ministério Público Estadual do Paraná. m denunciar o acusado que fez o acordo com a polícia. De qualquer forma, cai o monopólio da prerrogativa de fechar os acordos.
ContraPonto esta em campanha ? claro que besteira de pergunatr se alguem viu o The Post?
No filme, baseado em fatos reais, a empresa esta em vias de abrir seu capital no meio de uma questão que envolve o governo americano da época e a liberdade de imprensa.
Na vida real oPost optou pela função básica da imprensa que seria (notaraam o tempo do verbo ?) mas hoje não é mais.
Aqui neste espaço a luta pela imprensa livre e ou pelo menos que noticiasse os 2 lados éfeita pelos leitores e comentaristas ja que a direção da casa optou pelo deboche e pelo perfilamento canino às teses da grande midia familiar e pre falimentar.
Tão chorando por que? Deviam defender a verdade Ou ao menos não distorce-la na cara dura.
So faltas soltar o Lula por que? Entao se o STF enfiar a constituição na mesma privada em que ja estão varias biograifias, inclusive de jornalistas servis, estara fazendo um bom serviço? Pra agradar a classe merdia do PR vale tudo então.
ContraPonto devia virar as baterias contra o MP e a PGR que embalam qualquer coisa que lhes interessasse e mandaram pros juuizes. O moro como é tucano pegou e ainda ajudou a re-embrulhar. No STF os caras decidiram fazer o trabalho deles e começar a pedir aquilo que divia ser a base de tudo: PROVAS CONCRETAS e não0 espuma e fumaça.
No caso do Richa dá pra contar um ponto a favor da Lava Jato, que não tá aí pra pegar tucanos.
1) Tá certo, se todos têm que ser condenados, independente de haver culpa ou não, com ou sem provas, os julgamentos no STF são de fato um estorvo. 2) Por que diabos a Polícia Federal não pode fazer acordo de delação? Porque os procuradores não querem?!?!? 3) Qualquer pessoa que preze pelos direitos individuais não pode ser favorável ao estado ter a prerrogativa da condução coercitiva ou sob vara para prestar depoimento. Que convoque a pessoa a depor, marque data e local, e depois, se for o caso, adote alguma medida mais efetiva, até a prisão temporária/preventiva.