Seis dias, três derrotas da Lava Jato. Agora só falta soltar Lula

Em seis dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs três derrotas à Operação Lava Jato. Seus ministros

  • absolveram Gleisi Hoffmann
  • permitiram à Polícia Federal firmar acordos de delação, até então exclusividade do Ministério Público
  • Proibiram as conduções coercitivas

A essas três decisões somam-se casos como o do ex-governador Beto Richa, que seria julgado pelo juiz federal Sergio Moro no processo em que é acusado de direcionar uma licitação em favor da Odebrecht. Por ordem do STJ desta quarta (20), o inquérito foi tirado das mãos do juiz-símbolo da Lava Jato e entregue aos cuidados dos juízes de primeira instância da Justiça Eleitoral estadual.

No próximo dia 26 o STF será levado a julgar o enésimo recurso da defesa do ex-presidente Lula para soltá-lo da prisão que cumpre em Curitiba. Depois da absolvição de Gleisi – inocentada por falta de provas -, os petistas viram crescer suas esperanças para a libertação do seu líder. Afinal, segundo eles, Lula foi condenado também sem provas.

O fato é que a Lava Jato, que se inspirou na histórica Operação Mãos Limpas, parece seguir o mesmo caminho da homóloga italiana. Lá, com políticos presos, condenados e desmoralizados, deu-se um jeito de mudar e criar leis para que tudo acabasse em pizza. Foi com o fim da Mãos Limpas que surgiu um novo líder político na Itália, que atende pelo nome de Silvio Berlusconi – a figura mais emblemática da corrupção que continuou grassando no país.

Esta história de semelhanças entre a Lava e a Mãos Limpas está bem contada num livro do procurador Rodrigo Chemin, do Ministério Público Estadual do Paraná. m denunciar o acusado que fez o acordo com a polícia. De qualquer forma, cai o monopólio da prerrogativa de fechar os acordos.

3 COMENTÁRIOS

  1. ContraPonto esta em campanha ? claro que besteira de pergunatr se alguem viu o The Post?

    No filme, baseado em fatos reais, a empresa esta em vias de abrir seu capital no meio de uma questão que envolve o governo americano da época e a liberdade de imprensa.

    Na vida real oPost optou pela função básica da imprensa que seria (notaraam o tempo do verbo ?) mas hoje não é mais.

    Aqui neste espaço a luta pela imprensa livre e ou pelo menos que noticiasse os 2 lados éfeita pelos leitores e comentaristas ja que a direção da casa optou pelo deboche e pelo perfilamento canino às teses da grande midia familiar e pre falimentar.

    Tão chorando por que? Deviam defender a verdade Ou ao menos não distorce-la na cara dura.
    So faltas soltar o Lula por que? Entao se o STF enfiar a constituição na mesma privada em que ja estão varias biograifias, inclusive de jornalistas servis, estara fazendo um bom serviço? Pra agradar a classe merdia do PR vale tudo então.

    ContraPonto devia virar as baterias contra o MP e a PGR que embalam qualquer coisa que lhes interessasse e mandaram pros juuizes. O moro como é tucano pegou e ainda ajudou a re-embrulhar. No STF os caras decidiram fazer o trabalho deles e começar a pedir aquilo que divia ser a base de tudo: PROVAS CONCRETAS e não0 espuma e fumaça.

  2. 1) Tá certo, se todos têm que ser condenados, independente de haver culpa ou não, com ou sem provas, os julgamentos no STF são de fato um estorvo. 2) Por que diabos a Polícia Federal não pode fazer acordo de delação? Porque os procuradores não querem?!?!? 3) Qualquer pessoa que preze pelos direitos individuais não pode ser favorável ao estado ter a prerrogativa da condução coercitiva ou sob vara para prestar depoimento. Que convoque a pessoa a depor, marque data e local, e depois, se for o caso, adote alguma medida mais efetiva, até a prisão temporária/preventiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui