Início Política Romanelli diz que queda do PIB reflete erros da política econômica

Romanelli diz que queda do PIB reflete erros da política econômica

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta quinta-feira (2) que a queda do Produto Interno Bruto) (PIB) do País no terceiro trimestre de 2021 reflete erros na condução da política econômica nacional. Para ele, o ministro Paulo Guedes não demonstrou capacidade para lidar com os desafios do País.

“Ainda estão colocando o fraco desempenho da economia na conta da pandemia. A pandemia é um componente, mas o problema é a gestão da economia. Não vemos do governo federal nenhuma iniciativa que possa estimular o crescimento do País. Ao contrário, estamos desacelerando”, avaliou o deputado. “Tecnicamente já entramos em recessão e o quadro ainda pode se agravar nos próximos meses”.

Para Romanelli, há uma grande preocupação da sociedade em relação ao desenvolvimento econômico do País, que hoje apresenta um quadro de inflação e juros altos e forte desemprego. “Precisamos encontrar um novo caminho para fazer a economia andar, para que os brasileiros alcancem paz e prosperidade. Não acredito que a atual equipe econômica tenha esta capacidade”, disse o deputado.

Inflação – Entre os principais problemas a serem enfrentados neste momento está a inflação, pontua Romanelli. O deputado afirma que a alta dos preços atinge diretamente os mais pobres, que também estão sofrendo com o desemprego. “A inflação come a renda das pessoas e tem impacto direto no salário do trabalhador. É o pior imposto que se pode ter”, considerou.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB do Brasil caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021, na comparação com os três meses anteriores. A taxa acumulada em 12 meses está positiva em 4%, índice que recupera parte das perdas de 2020. “Estatisticamente, a economia brasileira ainda está em 2019”, avaliou Romanelli.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile