Nos últimos dias de maio, portanto há dois meses, o ex-governador Beto Richa já sinalizava a pretensão ou a possibilidade de sair candidato a senador “avulso”, sem compor nenhuma chapa. Em entrevista ao jornal BemParaná, Beto dizia não saber qual dos candidatos (Cida, Ratinho ou Osmar) teria mais condições de “sem preguiça e sem demagogia, de preservar as conquistas que o Paraná teve a duras penas”, a condição que impôs para conceder apoio a um deles.
A decisão, porém, sobre para qual lado penderia nem dependeria dele, mas da convenção do PSDB. Seria o PSDB a definir seu futuro.
Parece não ter dado certo: o grupo de Cida Borghetti (leia-se o nome de seu poderoso marido, o deputado Ricardo Barros) nem quis esperar a convenção tucana e já mandou avisar o ex-governador que não o quer como candidato a senador na chapa de reeleição. Pode aceitá-lo na chapa de candidatos a deputado se o PSDB tiver interesse em manter a aliança.
Seja feita a vossa vontade, proclamou o emissário da mensagem que já chegou ao ex-governador.
Veja o que dizia Beto Richa em 27 de maio aos jornalistas Narley Resende e Ivan Santos:
Pergunta: Pode ser uma candidatura avulsa?
Resposta: Pode. É possível, claro que é possível. Se não houver consenso, é possível, sim, uma candidatura avulsa. Com toda cautela porque é uma decisão importante para o Estado. Quem vai ter a melhor proposta para o governo do Estado? O PSDB vai poder opinar? E os partidos aliados? Não apenas pensar na eleição, quem tem mais força eleitoral. É importante pensar no depois, em quem vai ter melhores condições de conduzir o Paraná. Quem vai ter condições, por exemplo, sem preguiça e sem demagogia, de preservar as conquistas que o Paraná teve a duras penas. O equilíbrio das contas públicas, que permite todo esse investimento que está acontecendo no Estado. Isso tudo vai ser pesado em momento oportuno. Evidente que com a proximidade das convenções, as conversas vão se intensificando. Até agora estava meio morno, agora começa a esquentar. Mas vai ser isso, decisão em convenção. Eu não sou dono do partido. Estou presidente.
Kkkkkk DJERBESON vai ser o senador com maior votação que o Paraná já viu. O Governador e o melhor administrador que este Parana já viu com dinheiro em caixa e os melhores índices. Melhor prefeito do Brasil,governo com maior sanidade financeira.
Tchau, querido!
Quem sabe se eleja deputado. Quem sabe.