A primeira parada do Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que vai levar o trabalho do Legislativo aos grandes eventos populares do Paraná, será em Londrina. E os deputados que representam os municípios da região na Casa já iniciaram a mobilização para receber propostas, iniciativas e sugestões da população. Os parlamentares estão trabalhando no mapeamento das principais demandas regionais.
Entre elas está a questão da infraestrutura de rodovias e vias públicas. Além disso, preparam-se para fazer anúncios que vão beneficiar a sociedade. O Poder Legislativo recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina.
O projeto
O Assembleia Itinerante foi lançado pela Mesa Executiva para ouvir a sociedade organizada, receber as demandas das regiões e dar as respostas em formas de leis ou ações junto ao governo estadual e outros órgãos. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo.
A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.
A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. O Poder Legislativo recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril. No dia 13, ao Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população.
Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.