O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fernando Mezzadri, um dos coordenadores do Movimento Suprapartidário Lula-Alckmin, foi convidado para integrar a área de esporte do gabinete de transição do governo federal. Com ele, já são quatro os integrantes do movimento a participar do gabinete de transição. Antes, já haviam sido chamados o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, o advogado Luiz Carlos da Rocha e a deputada federal eleita Carol Dartora (PT).
Mezzadri se disse honrado com o convite e adiantou os temas mais importantes a serem tratados nas discussões da área na transição. Uma das grandes preocupações é com o orçamento previsto para 2023 para o esporte.
“Neste momento precisamos rever as ações realizadas pelo atual governo na área do Esporte e propor a recomposição do orçamento para 2023. Principalmente se consideramos que em 2016 o orçamento para o esporte eram mais de 2 bilhões de reais e a previsão para 2023 não chega a 200 milhões”, destacou.
Para implementar as políticas da área, Mezzadri considera fundamental que o novo governo recrie o Ministério do Esporte. “Também é importante recriar o Ministério do Esporte, com ênfase a implantação da Lei Geral do Esporte, do Plano Nacional do Esporte e a criação de um sistema de informação e dados que balize as políticas públicas da área”, complementou.
O professor Fernando Mezzadri tem graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000).
Atualmente, é professor titular da UFPR e pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da mesma instituição. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência Esportiva em parceria com a Secretaria Especial de Esporte. Foi Consultor da Unesco sobre políticas públicas de controle de dopagem e professor visitante da Universidade de Toronto. Desenvolve atualmente pesquisa nas áreas de políticas públicas do esporte e gestão esportiva. Professor de graduação e pós-graduação em Políticas Públicas do Esporte.( Foto: Reprodução Facebook).