Início Paraná Prefeitura de Curitiba vai terceirizar todos os serviços do Samu

Prefeitura de Curitiba vai terceirizar todos os serviços do Samu

O Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec) informa que na manhã dessa quinta-feira (14) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Sam)u  será totalmente terceirizado. A prefeitura pretende repassar a administração do Samu para a Fundação Estatal de Atenção em Saúde (FEAS).

A determinação foi comunicada em reunião pelo diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Pedro Henrique de Almeida, sem a participação do  Sismec.

A diretoria do sindicato teme por um colapso no serviço. “A prefeitura está agindo de forma desrespeitosa com os profissionais e inadequada com a população, que é quem vai acabar pagando a conta! Querem trocar profissionais extremamente capacitados, experientes, por pessoas que nunca trabalharam lá, e isso durante uma pandemia”, conta a presidente do Sismec, Raquel Padilha.

De acordo com o que se sabe até agora, o último dia de trabalho dos servidores hoje lotados no Samu será 31 de janeiro. Como são funcionários da SMS, estão sendo ofertadas a eles vagas em unidades de pronto atendimento (UPAs) ou unidades básicas de saúde (UBS).

A entidade que representa os trabalhadores também informou que já está tomando as medidas legais para tentar barrar essa determinação da gestão.

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. curioso , elogiei a secretaria huculak e até votei no greca por posturas que demonstraram no enfrentamento da situação, no ponto de saude social, como foram humanos etc. e agora isso? a secretaria tem que voltar atras e se explicar por essa manobra, agora todo mundo quer usar a pandemia para passar a boiada? tipo o ministro do meio ambiente? nos nao merecemos coisas acontecendo nos bastidores, sem transparencia nenhuma. Nenhum cidadaõ merece tal tratamento.

  2. Mas a prefeitura pode fazer isso?
    Eu lembro da noemia e do Euler entrarem com um processo contra o gregga e o lider da camara, um advogado que nao lembro o nome, e a prefeitura nao poderia tercerizar os serviços do sus, o samu nao pertence ao sus? são coisas distintas?
    eu tenho certeza que a população nao concorda com nenhuma tercerização na saude
    credo
    Greca, se decida, ou esta com o povo ou contra ele
    que falta de humanidade com o povo usuario e com os profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile