Povo pode fiscalizar tudo pelo Governo Digital

O governo estadual entregou R$ 20 milhões para uma construtora levantar sete escolas. Não fez nenhuma e o dinheiro sumiu. Daí nasceu em 2015 a Operação Quadro Negro, um escândalo que levou à Justiça os mais chegados amigos do ex-governador Beto Richa, história que ainda está longe de terminar.

Se, no entanto, já estivesse em funcionamento do Governo Digital talvez o escândalo do desvio de verbas públicas tivesse sido evitado.

O Governo Digital, que está sendo lançado agora, oferece num único espaço 212 serviços ao cidadão, desde o pagamento do IPVA até acesso ao boletim escolar de alunos da rede estadual e relação de medicamentos das Farmácias do Paraná. Quem já tem a Identidade Digital pode receber informações personalizadas.

Mas o mais importante em termos de transparência, embora ainda voltada apenas para os municípios, é o seguinte: é possível acompanhar o andamento de todas as obras em execução nos municípios relativas aos projetos apresentados pelas prefeituras ao governo do estado através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Dá até para visualizar as fotos de cada obra, sempre atualizadas com a última medição feita pelo técnico que fiscaliza a obra.

A ferramenta dá acesso a todos os dados relativos a cada obra: município executor, número do projeto, lote, data da assinatura do contrato, valor, nome e CNPJ da empresa contratada, valor contratado para a empreitada e objeto da obra. Importante instrumento de fiscalização para a população. Pelo Governo Digital, também dá pra saber detalhes de todas a licitações autorizadas aos municípios. O sistema informa a relação dos municípios, o objeto, o valor a modalidade de cada licitação e a data em que foi entregue o edital. Há ainda um link para os sites das prefeituras que dá acesso aos editais.

É possível também consultar o saldo do Nota Paraná, além de opções de emissão de guias e certidões do Instituto Ambiental do Paraná, consulta a vagas de emprego ou pedido de seguro-desemprego.

O site permite acesso a serviços como emissão de primeira e segunda via da Carteira de Identidade, além de acesso aos serviços da Copel e Sanepar.

Para ter acesso ao Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade.

COMO USAR – Mesmo quem não tem a Identidade Digital pode se conectar ao site www.governodigital.pr.gov.br para acessar as informações sobre os diversos serviços do governo estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui