Uma pesquisa publicada nesse domingo (7) pelo jornal O Estado de S.Paulo e realizada pelo instituto -Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), mediu o potencial de votos às eleições presidenciais do ano que vem e mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem tem o maior capital político.
Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados votariam em Lula com certeza. Já o presidente Jair Bolsonaro tem 38% de potencial de votos.
A rejeição de Lula é, também, menor que a de Bolsonaro: 44% disseram que não votariam nele enquanto 56% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum.
A pesquisa Ipec também avaliou o potencial de votos de outros (prováveis) pré-candidatos: o ex-ministro Sérgio Moro aparece com 38% – 56% de rejeição; o apresentador Luciano Huck tem 28% e 57% de rejeição.
O ex-presidenciável Fernando Haddad tem 27% de potencial de votos e 52% de rejeição. Ciro Gomes aparece com 25% e 53% de rejeição; Marina Silva tem 21% e 59% de rejeição; o governador de São Paulo, João Dória tem 15% e 57% de rejeição; e em último lugar, o ex-ministro Henrique Mandetta com15% de potencial de votos e 45% de rejeição