Da Gazeta do Povo:
PF faz operação contra lavagem de dinheiro no Paraná e mais quatro estados
A Polícia Federal e a Receita Federal cumprem, na manhã desta terça-feira (15), 153 mandados judiciais em uma operação contra lavagem de dinheiro e evasão de divisas no Paraná e mais quatro estados. As empresas controladas pela organização criminosa investigada movimentaram mais de R$ 5,7 bilhões de origem ilícita ente 2012 e 2016.
Cerca de 300 policiais federais e 45 servidores da Receita cumprem as ordens judiciais, expedidas pela 13.ª Vara Federal de Curitiba. São dois mandados de prisão preventiva, 17 de prisão temporária, 53 mandados de condução coercitiva e 82 mandados de busca e apreensão. A operação ocorre nos estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.
O dinheiro “sujo” era creditado em contas de empresas controladas pela organização criminosa, na maioria fantasmas, e depois enviado para o exterior de duas formas: por um sistema internacional de compensação paralelo, sem registros oficiais, conhecido como “dólar-cabo”, ou então por ordens de pagamento internacionais emitidas por instituições financeiras brasileiras (duas delas já liquidadas pelo Banco Central) com base em contratos de câmbio fraudulentos.
Segundo a PF, a operação, batizada de Hammer-on, é um desdobramento das operações Sustenido e Bemol, deflagradas em 2014 e 2015 pela PF e Receita Federal em Foz do Iguaçu.
No Paraná, os mandados são cumpridos nas cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, São José do Pinhais, Assis Chateaubriand e Renascença.