Se a eleição presidencial fosse hoje, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), iria para o segundo turno com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que aponta um dos cenários de um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (13). Lula teria 21% dos votos numa sondagem estimulada e Ratinho, 12,85. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9,2%, Simone Tebet, do MDB, (8,7%) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 4,1%., 6,4% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar e 21%, votariam em branco.
Em outro cenário, o governador Ratinho Junior aparece com 4,6% de intenção de votos à frente do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 2,1%. Neste cenário, Sergio Moro (União Brasil) teria 6,7% das intenções de voto.
Em outros cenários, o político que aparece em segundo lugar é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O presidente Lula aparece na frente em todos os cenários pesquisados pela Paraná, inclusive na espontânea, quando o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro é lembrado pelos entrevistados. Lula teria 22,1% da preferência do eleitorado, enquanto Bolsonaro surge em segundo, com 14,3%. O ex-presidente, no entanto, encontra-se hoje inelegível.
A pesquisa ouviu eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2023. A amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. (Foto: Ari Dias/AEN).