A coluna do jornalista Lauro Jardim, na edição digital do jornal O Globo, publicou denúncia cabeluda contra a direção da OAB/PR, segundo a qual a instituição estaria gastando dinheiro do próprio caixa para promover festança em favor da chapa situacionista XI de Agosto, que concorre nas eleições marcadas para a renovação da cúpula no próximo dia 22.
As informações teriam sido repassadas à equipe do jornalista d’O Globo supostamente pela chapa de oposição, a Algo Novo na OAB, e geraram imediato repúdio da direção atual da OAB/PR que, em nota oficial, se pronunciou:
Com surpresa, a OAB-PR tomou conhecimento, através da indignação de advogados e advogadas, do texto veiculado sob o título: “A Máquina na Eleição da OAB do Paraná – de novo”. A diretoria da OAB-PR REFUTA INTEGRALMENTE todos os termos ali contidos e, invocando as boas práticas jornalísticas e a credibilidade da coluna, exige a necessária RETRATAÇÃO PÚBLICA em relação ao que foi veiculado.
É falsa a informação — repassada por fonte duvidosa ou com interesse na desinformação — de que qualquer evento externo e alheio às finalidades da OAB-PR tenha sido por ela patrocinado, em qualquer tempo, local ou situação, razão pela qual, em respeito aos advogados e advogadas do Paraná, se faz este esclarecimento.
Todas as despesas da OAB-PR são feitas de acordo com as necessidades da sua finalidade e as deliberações dos seus diretores ou do seu Conselho Pleno, em prol da advocacia e de causas de relevante interesse social. Tudo é devidamente auditado e submetido às várias instâncias fiscalizadoras existentes no sistema OAB.