O inferno astral ainda não acabou

Está longe de acabar o inferno astral do ex-governador Beto Richa. O terremoto que sofreu esta semana com o vazamento da proposta de delação de Maurício Fanini (o pivô da Operação Quadro Negro) é apenas o primeiro de uma série que pode cair no seu colo a qualquer momento.

Estão na fila inquéritos perturbadores e com delatores já “matriculados”. É o caso da Operação Integração, uma das fases da Operação Lava Jato, que descobriu supostos irregularidades nas relações entre o DER e a concessionária Econorte, pedageira que administra a BR-369, no Norte do Estado. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o então diretor do DER, Nelson Leal Jr., favoreceu altas abusivas nas tarifas de pedágio praticadas pela concessionária em troca de vantagens.

Nelson Leal Jr., preso em fevereiro durante a operação e em maio beneficiado com prisão domiciliar com tornozeleira, é um dos muitos amigos que o ex-governador conhece há muito tempo. Levou-o a trabalhar com ele quando era vice-prefeito de Cassio Taniguchi e secretário de Obras. Leal ocupava a diretoria de Pavimentação e, quando Richa deixou a secretaria para concorrer ao governo do estado em 2002, passou a ser o titular da pasta por algum tempo.

No dia seguinte à deflagração da Operação Integração e já com Leal e o presidente da Econorte (Hélio Ogama) presos, Beto Richa lançou pedra fundamental autorizando obras novas na rodovia administrada pela concessionária. O inquérito corre sob a condução do juiz Sergio Moro, da 13.ª Vara da Justiça Federal de Curitiba.

Também está na fila de espera para explodir a qualquer momento a Operação Superagui, que investiga o caso do Eixo Modal na BR-277, próximo a Paranaguá, onde uma área de 13 hectares de Mata Atlântica obteve uma apressada autorização de desmate por parte do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a instalação de um estacionamento de caminhões, de propriedade da Green Logística, cujo dono é o também amigo de longa data de Beto Richa, Jorge Atherino. O nome de Atherino aparece também como um dos implicados na Quadro Negro.

O Ministério Público Federal suspeita que por trás deste negócio haja uma sociedade oculta com empresa controlada da família Richa, de nome BFMAR, sigla que sugere as iniciais de Beto, Fernanda, Marcello, André e Rodrigo.

Há também uma quarta sindicância, envolvendo investigações sobre outra área também à margem da BR-277, a caminho de Paranaguá, defronte à fábrica da Renault, no município de Quatro Barras. Neste caso, Richa assinou decreto que eliminou restrições ambientais para permitir a instalação de um grande complexo logístico. A área tinha sido comprada pelo prefeito de Quatro Barras por uma mixaria (pois em princípio quase nada se poderia edificar nela) mas, assim que saiu o decreto, o valor do imóvel decuplicou e foi vendido para uma empresa de São Paulo para a construção de armazéns que hoje aluga à Renault.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. De tudo isso, o que me deixa mais perplexa é o suposto conhecimento que a Dona Fernanda Richa tinha sobre tudo isso. Ela já não era super, hiper, nega rica? Pq uma pessoa seria capaz de saber e consentir tanta bagunça se nem de dinheiro precisa? Pq deixaria sujar o nome que carrega? Será lamentável se a justiça comprovar que ela realmente sabia de tudo. Tomara que ela não tenha participado de nada. Eu ainda acredito que ela nunca teve conhecimento sobre essa baderna toda. E tb acredito na inocência do Beto Rocha.

  2. A carapuça de bom moço que o nosso ex-governador sempre carregou e muitos eleitores sempre acreditaram nesta falácia caiu,para mim sempre foi mais um enganador, como temos tantos por aí,só desejo que nós os eleitores do Paraná,aposente este senhor da vida pública para sempre,chega dos mesmos as nos Roubar e Pátria também.

  3. Me mostre um governo tucano e eu aponto um vazadouro. Com o cabelça sempre sendo o governador ou presidente

    de cabeça sem google, FHC comprou reeleição e vendeu outras coisas, Mario Covas começa os esquema da Siemens, Serra e Picole picaretagem por todos os lados, marconi perilo, envolvido com o carlinhos cachoeira, doria prefake , loteou a cidade e fez um monte de maracutaia aécio e seu sucessor não precisa nem falar., azeredo ja ta em cana por acaso pois nao deu pra deixar prescrever depois que prenderam o Lula.

    Sobrou o que? Sobrou quem ?

    E o Lula ta preso por causa do tri´lex que não é dele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui