Uma referência do jornalismo paranaense, Luiz Geraldo Mazza morreu na noite dessa terça-feira (10), em Curitiba. Ele estava internado desde julho no Hospital São Lucas.
Mazza nasceu no dia 10 de fevereiro de 1931, em Paranaguá. Veio para Curitiba em 1939. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1954. Começou no jornalismo, no Diário da Tarde, por causa da paixão pela literatura. Também trabalhou na Última Hora, Correio de Notícias, Folha de Londrina, Diário Indústria e Comércio e Folha de São Paulo, dirigiu o telejornalismo da TV Paranaense (atual RPC) e publicou crônicas em O Estado do Paraná.
Mazza viveu as principais transformações sociais e também as mudanças no jornalismo. Em um depoimento para o projeto Memórias do Paraná, em 2016, ele contou que viveu uma época no qual muitas brincadeiras aconteciam dentro das redações dos jornais, o que ele chamava de “molecagens”.
Mazza foi comentarista por quase todo o período de existência da CBN Curitiba. Foram cerca de 25 anos comentando política, economia e os assuntos da cidade com maestria e com muita história para contar.
Luiz Geraldo Mazza era membro da Academia Paranaense de Letras.
Testemunha ocular
“Perdemos uma voz marcante do jornalismo, com um estilo inconfundível para contar notícias. Luiz Geraldo Mazza era referência como ser humano e como jornalista, expoente da profissão. Sabia como poucos dos bastidores da política e foi testemunha ocular do Paraná das últimas décadas. Que Deus conforte os familiares nesse momento difícil”, disse o governador do Paraná, Ratinho Junior.
“A partida de Luiz Geraldo Mazza cria um vazio na informação precisa, objetiva e relevante. Todos aqueles que cultivam o bom jornalismo e a informação como um bem imensurável estão tristes com a sua morte”, afirmou o secretário estadual de Comunicação, Cleber Mata.
Velório
O velório acontece nesta quarta-feira (11), das 9h às 17h, na Capela 03 da Unilutus, na rua Desembargador Benvindo Valente, 358, no Bairro São Francisco, em Curitiba.