Morre o ator paranaense Emílio Pitta

Morreu em Curitiba nesta sexta-feira (3) o ator Emílio Siqueira Pitta, de 79 anos. Grande nome do teatro paranaense, ele atuou em papeis marcantes no teatro, cinema e na televisão.

Pitta morava em Curitiba e é um dos nomes mais premiados do teatro paranaense. Em mais de 50 anos de carreira, foi ator, diretor e produtor. Em cena, colecionou papéis em programas conhecidos do grande público, como nos seriados e novelas da Rede Globo A Diarista, Mad Maria, Sonho Meu, Da Cor do Pecado, Laços de Família e outras produções.

Uma das últimas atuações foi em 2019 no curta-metragem Juramento, dirigido por Ju Leardine, onde interpretou o papel do grego Hipócrates. O filme foi produzido com recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Nascido em Londrina no dia 19 de julho de 1943, começou a carreira atuando em um pequeno teatro do interior do Estado e foi em Curitiba que mergulhou na carreira. Ele fez parte do Teatro de Comédia do Paraná.

No cinema, participou do elenco de A Guerra do Pente e Loira Fantasma e do filme Os Normais.

O auge da carreira de Pitta se deu na década de 1990, época em que participou da peça de teatro As Bruxas de Salém. “Foi um artista brilhante que enalteceu o nome do teatro paranaense. Lamentamos a partida de mais um grande talento da nossa arte”, destaca Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

O corpo do ator será velado na Capela do Lar dos Idosos Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 576, bairro Tarumã. (SMCS; foto: Divulgação/RPC)).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui