Morreu nesta terça-feira (18), aos 77 anos, o empresário Edison Mauad, ex-presidente do Coritiba FC. Ele comandou o clube em dois períodos, entre 1980 e 1981 e entre 1995 e 1996. Participante direto da história alviverde por pelo menos 50 anos, Mauad também era sogro de Alex, um dos melhores jogadores do Coxa em todos os tempos, casado com a sua filha Daiane. Ele não resistiu a uma cirurgia no coração.
Dono de uma das principais construtoras do Paraná nos anos 1960 e 1970, Mauad assumiu um lugar no Conselho Deliberativo do Coritiba, e em 1980 assumiu a presidência após a saída de Amauri Cruz dos Santos. Em um período de 28 anos de protagonismo de Evangelino da Costa Neves, ele foi um dos quatro presidentes que comandaram o Coxa nos seis anos em que o “Chinês” se afastou do clube.
E quando Evangelino encerrou seu ciclo no Coritiba, em 1995, com o clube envolvido em dívidas, Edison Mauad se uniu a Joel Malucelli e Sérgio Prosdócimo, outros dois empresários bem-sucedidos, para criar o que se chamou de “triunvirato”. Os três lideraram o Coxa por quase dez anos, alternando-se na presidência.
Também foi presidente da Associação de Criadores e Proprietarios de Cavalos de Corrida do Paraná e presidente do Jockey Club do Paraná.
(Do portal Banda B).