Ministro do Trabalho era “testa de ferro” dos donos do PTB

Aliado da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e de seu pai, o ex-deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ), o ministro do Trabalho, Helton Yomura, é “testa de ferro” da cúpula do PTB, aponta a Polícia Federal. No relatório que resultou na suspensão de Yomura do ministério, a PF sustenta que o advogado foi alçado ao cargo para dar continuidade às fraudes na concessão de registro sindical, desarticuladas pela Operação Registro Espúrio, segundo informa o site Congresso em Foco.

Segundo a PF, Yomura tinha o papel de “viabilizar a ingerência” de Cristiane Brasil (foto) na pasta e “dar continuidade aos desmandos” do presidente do PTB, Roberto Jefferson. Nomeada para o cargo no início do ano pelo presidente Michel Temer, a deputada foi obrigada a desistir da indicação após decisões judiciais que a consideraram inapta para a função por causa de uma condenação trabalhista.

A terceira fase da Registro Espúrio, deflagrada nesta quinta-feira (5), resultou ainda na prisão do chefe de gabinete de Yomura e em buscas no gabinete do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). As residências do ministro afastado em Brasília e no Rio também são vasculhadas, assim como seu gabinete.

Anunciada em maio, a operação desarticulou organização criminosa integrada por políticos e servidores acusados de cometer fraudes na concessão de registros de sindicatos pelo Ministério do Trabalho. Na ocasião foram vasculhados os gabinetes dos deputados Jovair Arantes (PTB-GO), Wilson Filho (PTB-PB) e Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP).

Na segunda fase da operação, houve buscas nas residências e no gabinete de Cristiane Brasil. O Ministério Público chegou a pedir a prisão de Roberto Jefferson (RJ), mas a solicitação foi negada pelo ministro Edson Fachin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui